InícioCulturaÉvora_27 apresenta progressos à...

Évora_27 apresenta progressos à Comissão Europeia na segunda reunião de monitorização

A Associação Évora 2027 participou, no passado dia 18 de junho, na Segunda Reunião de Monitorização com o Painel de Especialistas da Comissão Europeia, no âmbito do processo de implementação do projeto Capital Europeia da Cultura.

Durante o encontro, realizado de acordo com as regras estabelecidas pela Comissão Europeia, foram apresentados os principais avanços nas áreas de financiamento, infraestruturas, programa cultural e participação comunitária. Esta reunião insere-se na fase de acompanhamento prevista no processo, sendo o segundo de três momentos formais de avaliação até 2027.

O relatório intercalar, a ser emitido pelo painel de especialistas, incluirá recomendações para garantir que a execução do projeto respeita os compromissos assumidos por Évora no Livro de Candidatura. O documento é considerado fundamental para assegurar o alinhamento com a visão europeia de uma cultura participativa e transformadora.

A Associação Évora 2027 expressou agradecimento à Comissão Europeia e ao painel de especialistas pelo apoio e rigor demonstrados ao longo do processo.

Évora foi escolhida Capital Europeia da Cultura a 7 de dezembro de 2022, tornando-se na primeira cidade portuguesa a obter o título através de um concurso entre várias candidaturas. A proposta, sob o mote «VAGAR, uma outra arte de existência», procura afirmar a cultura e identidade alentejanas, promovendo valores como a paz, a democracia, a diversidade e a sustentabilidade.

O último relatório de monitorização será apresentado em outubro de 2026.

Mais notícias

Palavras Andarilhas regressam a Beja com três dias dedicados à tradição oral

A 18.ª edição das Palavras Andarilhas – Festa da Palavra Contada realiza-se entre os...

Pipe Núncio estreia-se como cantor e compositor com o single “Jeito de Ser”

O instrumentista alentejano Pipe Núncio apresenta “Jeito de Ser”, o primeiro single da sua...

Redondo: Prémio Literário Hernâni Cidade com trabalhos entregues até 14 de agosto

A edição deste ano do Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo...

CDU acusa gestão PS em Évora de criar indefinição nos apoios à cultura

A CDU acusou a gestão PS em Évora de causar “instabilidade e indefinição em...

Alcáçovas: Carrilhão LVSITANVS e Banda da SUA marcam este sábado na Feira do Chocalho

A Feira do Chocalho prossegue este sábado, 25 de julho, em Alcáçovas, no concelho...

The Gift, Nena e Carolina de Deus atuam nas Festas de Alandroal em setembro

O Festival da Juventude e as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição...

Biblioteca Pública de Évora acolhe exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”

A exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”, da artista plástica Sara Bichão, com curadoria...

Beja: Feira RuralBeja regressa no mês de outubro

A Câmara de Beja vai promover, entre os dias 02 e 05 de outubro,...

“Nisa em Festa” até domingo

Quinta do Bill, Pedro Abrunhosa, D.A.M.A, Bárbara Bandeira e Nininho Vaz Maia, são alguns...