InícioÚltimasAlunos de Portugal, Áustria...

Alunos de Portugal, Áustria e Grécia simulam vida em Marte no Observatório do Lago Alqueva

Um grupo de alunos do ensino secundário de Portugal, Áustria e Grécia iniciou esta segunda-feira, 23 de junho, uma missão educativa pioneira no Observatório do Lago Alqueva (OLA), no âmbito de um projeto europeu que visa simular a vida de astronautas em Marte.

A iniciativa insere-se no projeto-piloto Explore, promovido pelo Fórum Espacial Austríaco (ÖWF), em parceria com o OLA e a NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia. A missão, que decorre até sexta-feira, 27 de junho, marca a primeira simulação europeia do género dirigida exclusivamente a estudantes.

Durante três dias, os alunos selecionados entre três turmas dos países envolvidos irão viver como astronautas num ambiente que recria as condições do planeta Marte. A instalação no Alqueva permitirá realizar experiências científicas, como a recolha e análise de amostras de solo e rochas à procura de água, bem como a busca por micrometeoritos.

A missão contará ainda com a utilização de um fato espacial analógico e de um rover, que estarão ao serviço das atividades práticas dos participantes em Portugal.

Para além da equipa no terreno, os restantes colegas das turmas participantes desempenharão funções de apoio a partir das respetivas escolas. Estes alunos irão analisar dados científicos, desenvolver soluções para desafios simulados e preparar materiais de comunicação para os meios de comunicação social.

O projeto Explore pretende sensibilizar os jovens para a ciência espacial, estimulando competências em áreas como a astronomia, robótica, trabalho em equipa e resolução de problemas, num contexto prático e internacional.

Mais notícias

Observatório do Lago Alqueva recebe exposição internacional com 157 postais sobre o Universo

O Observatório do Lago Alqueva, em Monsaraz, inaugura no dia 3 de agosto, às...

EDIA reforça dotações de rega no Alqueva devido ao ano seco

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) está a reforçar as dotações...

EDIA lança concurso de 450m€ para instalar mais de 400 câmaras nas infraestruturas de Alqueva

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) lançou um concurso público com...

Quatro municípios assinam em Alcáçovas acordo para salvaguardar o fabrico de chocalhos

Os municípios de Viana do Alentejo, Reguengos de Monsaraz, Estremoz e Cartaxo vão assinar,...

Suspeitos de furto na Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz detidos pela GNR

A GNR deteve dois homens e uma mulher, com idades entre os 37 e...

Gala do Cante encerra Monsaraz Museu Aberto no último dia da bienal

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto termina este domingo, 19 de julho,...

Carmina Burana encerra programa de 18 de julho do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue este sábado, 18 de julho,...

Paisagem, cante, cinema e flamenco marcam dia 17 do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta sexta-feira, 17 de julho,...

A Garota Não atua no sexto dia do Monsaraz Museu Aberto

A Garota Não é o principal nome do programa desta quinta-feira, 16 de julho,...