PSD diz que alteração do PDM de Évora agrava problema do acesso à habitação

O PSD criticou hoje a proposta de alteração do Plano Diretor Municipal (PDM) de Évora, já aprovada pela câmara, por considerar que a alegada redução de solo urbano vai “agravar ainda mais o problema do acesso à habitação”.

“Esta medida poderá agravar ainda mais o problema do acesso à habitação, afastando jovens e famílias de classe média, e prejudica a competitividade económica do concelho”, consideraram os sociais-democratas, em comunicado.

No documento assinado pelo vereador e também presidente da Concelhia de Évora, Henrique Sim-Sim, o PSD alegou que a proposta de alteração do PDM apresentada pela gestão CDU prevê “uma redução de, pelo menos, 14% de solo urbano” no concelho.

“Évora é o município alentejano mais caro para comprar casa e um dos mais caros do país, em que os preços médios de aquisição subiram mais de 20% face ao último ano e em que os preços médios de arrendamento subiram mais de 40%. É incompreensível que se opte por reduzir a área urbana disponível para construção”, disse.

A proposta de alteração do PDM de Évora foi aprovada, por maioria, na reunião de câmara realizada esta semana, com dois votos a favor da CDU e um do Movimento Cuidar de Évora, a abstenção dos dois eleitos do PS e os votos contra dos dois eleitos do PSD.

Os sociais-democratas justificaram o voto contra por considerarem que o documento contém uma “visão de planeamento urbano desprovida de ambição estratégica e que ignora os desafios” que o concelho enfrenta.

Neste ponto, o PSD deu como exemplos “as novas dinâmicas” geradas pelo novo Hospital Central do Alentejo, Escola de Saúde da Universidade de Évora ou a Capital Europeia da Cultura.

Também em comunicado, a Concelhia de Évora do PS defendeu que esta alteração ao PDM “cria melhores condições para a aplicação de políticas de planeamento e desenvolvimento mais justas e melhores para o concelho e cidadãos”.

A alteração do PDM “garante a flexibilidade na política de aplicação da perequação” e permite “mitigar fortemente a intenção de reduzir os terrenos urbanos e melhorar as regras de edificabilidade”, salientou.

Segundo os socialistas, que se abstiveram na votação da proposta, as mudanças no PDM vão permitir “colocar no mercado mais e melhor habitação a preços mais acessíveis e adequados às necessidades das pessoas”.

“Ao viabilizar a alteração do PDM, os eleitos do PS viabilizaram também a criação do novo polo de saúde da Universidade de Évora junto ao novo Hospital Central do Alentejo”, acrescentaram.

Já o Movimento Cuidar de Évora (MCE), em comunicado, assumiu ter votado a favor por considerar que esta alteração “não diminui a capacidade de construção de habitação no concelho e de fixação de atividades económicas, antes pelo contrário, aumenta-as”.

“Qualquer erro ou omissão que possa vir a ser detetado pode ser corrigido ou incluído em sede de processos de revisão do PDM e do Plano de Urbanização de Évora, previstos para o próximo mandato”, assinalou.

O MCE salientou ainda que o documento “inclui a generalidade das propostas apresentadas em sede de discussão pública informal e formal” e resulta “de um vasto movimento de participação cívica e política na sua construção”.

Com a ‘luz verde’ da câmara, a proposta de alteração do PDM segue agora para discussão e votação em assembleia municipal, prevendo Pinto de Sá que, se for aprovada, seja publicada em Diário da República em julho.

Mais notícias

PSP de Évora apreende 1.290 doses de droga e mulher fica em prisão preventiva

Uma mulher de 33 anos ficou em prisão preventiva depois de ter sido detida...

Fundação Eugénio de Almeida assinala 113 anos do nascimento do Instituidor com missa em Évora

A Fundação Eugénio de Almeida vai homenagear Vasco Maria Eugénio de Almeida, seu Instituidor,...

Lusitano de Évora estreia-se a vencer na Liga 3 frente ao Mafra com golo nos últimos segundos

O Lusitano de Évora recebeu este domingo o Mafra em jogo a contar para...

Procura por quartos dispara no Alentejo: Beja cresce 160% e Évora 87%

A procura por quartos para arrendar registou aumentos de 160% em Beja e de...

Évora: Fundação Eugénio de Almeida abre candidaturas a bolsas para estudantes de mestrado

A Fundação Eugénio de Almeida vai abrir, a partir de 1 de setembro, as...

Pintora alentejana radicada em França expõe na Igreja de São Vicente, em Évora

A Igreja de São Vicente, em Évora, recebe, a partir desta quarta-feira, 26 de...

PJ faz buscas em Évora e Vila Viçosa em operação contra rede de burlas com oito detidos

A Polícia Judiciária realizou buscas domiciliárias nos concelhos de Évora e Vila Viçosa no...

Évora_27 lança concurso de 334,5 mil€ para adaptar antigo Picadeiro do Quartel dos Dragões em sala de espetáculos

A Associação Évora 2027 lançou um concurso público para as obras de conservação e...

Universidade de Évora tem 1.281 colocados na 1.ª fase e aumenta taxa de ocupação para 90,7%

A Universidade de Évora tem 1.281 estudantes colocados na 1.ª fase do Concurso Nacional...