InícioÚltimasProtocolo entre ANSR e...

Protocolo entre ANSR e Bombeiros visa celeridade em infrações durante missões urgentes

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) assinaram, esta sexta-feira, um protocolo de colaboração para a desmaterialização dos processos relativos a infrações ao Código da Estrada por veículos em missão urgente de socorro. O acordo foi homologado pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro.

O Código da Estrada prevê que os condutores em missão de socorro possam não cumprir certas regras e sinais de trânsito, desde que a marcha esteja devidamente sinalizada e não represente perigo para terceiros. Nestes casos, a lei dispensa a instauração de processos contraordenacionais, desde que exista justificação para os factos praticados.

No entanto, o procedimento legal atualmente em vigor exige a apresentação de prova da missão, com notificações sucessivas e prazos fixos, o que, segundo a ANSR, torna o processo moroso e oneroso. O novo protocolo visa alterar este fluxo de tratamento das ocorrências, com o objetivo de tornar mais célere e económica a justificação das infrações praticadas durante missões de socorro.

Com esta medida, será possível um acesso desmaterializado à informação relativa às justificações, através da comunicação entre o Sistema de Gestão de Evento de Trânsito (SIGET) da ANSR e a base de dados dos veículos das corporações de bombeiros da LBP, incluindo associações humanitárias, federações de bombeiros e outras entidades com corpos de bombeiros.

Segundo as entidades envolvidas, esta iniciativa pretende reforçar a cooperação institucional, promovendo a celeridade, eficiência, redução de custos, menor impacto ambiental e maior eficácia na resposta às urgências.

Mais notícias

Retomada circulação na EN123 em Ourique após colisão entre automóvel e camião

A circulação no troço da Estrada Nacional 123 (EN123) entre Ourique e Garvão foi...

Estrada nacional em Ourique cortada devido a colisão entre automóvel e camião

O trânsito foi cortado hoje à tarde no troço da Estrada Nacional 123 (EN123)...

Évora: Colisão entre dois carros provoca quatro feridos perto de São Miguel de Machede

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros teve lugar esta tarde, ao quilómetro...

Santiago do Cacém: Um morto na colisão entre pesado e ligeiro no C1 na zona da Mimosa

Uma pessoa morreu e outra sofreu ferimentos ligeiros na colisão entre um veículo ligeiro...

Serpa: Incêndio mobiliza meios aéreos e mais de meia centena de operacionais

Um incêndio deflagrou ao começo desta tarde de quinta-feira, dia 23 de julho, no...

Sines: Colisão entre dois carros provoca seis feridos, um deles grave, perto de Morgavel

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros teve lugar esta quinta-feira na Estrada...

Homem de 64 anos gravemente ferido após ser atropelado por um trator da autarquia de Serpa

Um homem de 64 anos ficou em estado grave, após ser atropelado por um...

Alentejo registou 715 incêndios e mais de nove mil hectares de área ardida em 2025

O Alentejo registou 715 incêndios rurais em 2025, correspondentes a 9% das ocorrências verificadas...

Alcácer do Sal: Colisão entre camião e duas carrinhas provoca três feridos (c/vídeo)

Uma colisão entre um pesado e dois ligeiros de mercadorias teve lugar esta manhã,...