InícioÚltimasGESAMB vai «rever valores»...

GESAMB vai «rever valores» do projeto de Centro de Triagem: Concurso de 7,5M€ ficou «deserto»

A GESAMB, empresa responsável pela gestão de resíduos do distrito de Évora, vai «rever os valores» referentes ao concurso público para a construção do Centro de Triagem.

Depois do processo lançando em julho de 2024 ter ficado «deserto», segundo Gilda Matos, técnica ambiental da empresa, em declarações a’ODigital.pt, desvendou que vai ser lançado um novo processo, agora “em partes”.

«Vamos dividir em projeto e em conceção da unidade», afirmou, esclarecendo ainda que a «candidatura» a fundos comunitários levou a «decidir por esta modalidade, que nos parece que funciona melhor».

Projeto este que «já avançou», mas agora «vamos lançar só mesmo o concurso para a construção».

Ainda assim, a técnica sublinhou que tem de se «conseguir ter um preço base muito mais real daquilo que queremos efetivamente» e que o objetivo é que a obra comece «ainda este ano».

«Se quisermos triplicar a quantidade de ecoponto amarelo, vai ser inconcebível nós fazermos isso ali», referindo-se à Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico. Com isto em mente, o futuro centro pretende «desviar os resíduos do amarelo da unidade e ter mais capacidade de trabalho para o lixo indiferenciado».

«É menos esse lixo que será depositado em aterro, mesmo que com algumas paragens», acrescentou.

De sublinhar que este projeto pretende ampliar a atual estação de tratamento de resíduos, com a construção de um novo centro.

«A infraestrutura preparará para reciclagem os resíduos recolhidos nos municípios que integram a Gesamb: Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa», pode ler-se nas peças informativas do primeiro concurso.

Mais notícias

Novo programa incentiva pintura das fachadas do centro histórico de Évora

A Câmara de Évora lançou um programa para incentivar a pintura das fachadas do...

Évora recebe pela primeira vez curso que liga biotecnologia aos desafios da agricultura mediterrânica

A Universidade de Évora acolhe, entre os dias 6 e 9 de julho, a...

PsiEquilibra promove oficina intergeracional sobre memória e emoções em Évora

A PsiEquilibra vai promover, no próximo dia 4 de julho, em Évora, a oficina...

Évora e Beja entre os distritos com maior quebra na criação de empresas até maio de 2026

Os distritos de Évora e Beja registaram algumas das maiores reduções na constituição de...

Évora prepara renovação do Centro Histórico com campanha de pintura de fachadas

A Câmara Municipal de Évora aprovou os princípios orientadores do programa “Casario Branco”, uma...

CIMAC apresenta Plano de Mobilidade Sustentável para aproximar populações no Alentejo Central (c/fotos)

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) apresentou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável...

Évora integra seminário nacional que assinala 40 anos da Lei de Bases do Sistema Educativo

A Universidade de Évora vai acolher, em outubro de 2026, uma das sessões do...

Como a Cultura está a ganhar espaço na Saúde? Curso da Universidade de Évora mostra o caminho

A Escola de Artes da Universidade de Évora concluiu, no passado mês de maio,...

Vila Viçosa: Fábrica de “alta tecnologia” para produção de grafeno avança com investimento de cerca de 7,5M€

O concelho de Vila Viçosa prepara-se para receber uma unidade de produção de grafeno,...

Mais visto