InícioÚltimasEnsino Superior no Alentejo:...

Ensino Superior no Alentejo: Crescimento das Vagas para 2025/2026

O número de vagas no ensino superior público para o ano letivo de 2025/2026 foi fixado em 76.818 lugares, representando um aumento de 691 face ao ano anterior.

No Alentejo, as instituições de ensino superior de Évora, Beja e Portalegre acompanham esta tendência de crescimento, com destaque para a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Beja e o Instituto Politécnico de Portalegre.

A Universidade de Évora terá um total de 1.414 vagas para o próximo ano letivo no Regime Geral de Acesso, um aumento de quatro vagas face a 2024. No entanto, verifica-se uma redução nas vagas atribuídas através dos regimes especiais e concursos especiais, que passam de 895 para 759. Assim, o total global de vagas na instituição diminui de 2.305 para 2.173.

O Instituto Politécnico de Beja vê o seu número de vagas no Regime Geral de Acesso aumentar de 512 para 519. No total, considerando os regimes especiais e os concursos especiais, a instituição terá 655 vagas disponíveis, um acréscimo de sete vagas face ao ano anterior.

Além disso, o Politécnico de Beja continuará a oferecer cursos em regime de ensino a distância. Para 2025/2026, está prevista a manutenção das 50 vagas no curso de Solicitadoria, das quais 45 estão reservadas ao Regime Geral de Acesso e cinco para outros concursos.

O Instituto Politécnico de Portalegre apresenta o maior aumento entre as três instituições alentejanas, com mais 45 vagas no Regime Geral de Acesso, passando de 586 para 631. No total, incluindo os regimes especiais e concursos especiais, a instituição disponibilizará 995 vagas para o próximo ano letivo, um crescimento de 45 lugares face a 2024.

O aumento global das vagas no ensino superior para 2025/2026, divulgado antecipadamente pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, visa dar resposta às necessidades de formação em áreas estratégicas, incluindo educação e competências digitais. A nível nacional, destacam-se o crescimento de 20% nas vagas para os cursos de Educação Básica e o reforço da oferta em Medicina, com mais 130 vagas através de concursos e regimes especiais.

No contexto do Alentejo, a ligeira subida no número de vagas pode ter um impacto positivo na retenção de estudantes na região, que tradicionalmente enfrenta desafios na fixação de jovens qualificados. O reforço do Politécnico de Portalegre e a estabilidade no Politécnico de Beja e na Universidade de Évora sugerem uma aposta no ensino superior descentralizado, permitindo maior acessibilidade a estudantes do interior.

Mais notícias

Cinema ao ar livre em Évora leva obras de jovens cineastas à Casa de Burgos

O Pátio da Casa de Burgos, em Évora, vai receber, durante o mês de...

(atualização) Despiste na EN18 entre Azaruja e Évora provoca sete feridos, dois em estado grave

Um despiste de uma viatura ligeira de passageiros provocou, na noite desta quarta-feira, sete...

Despiste na EN18 junto ao acesso à A6, entre a Azaruja e Évora. Há 7 feridos

Um despiste de uma viatura ligeira de passageiros provocou, na noite desta quarta-feira, sete...

Politécnico de Setúbal passa a universidade politécnica a partir de 1 de agosto

O Politécnico de Setúbal (IPS) passa a designar-se Universidade Politécnica de Setúbal a partir...

Homem de 23 anos fica em prisão preventiva por suspeitas de violência doméstica em Beja

Um homem de 23 anos ficou em prisão preventiva depois de ter sido detido...

Palavras Andarilhas regressam a Beja com três dias dedicados à tradição oral

A 18.ª edição das Palavras Andarilhas – Festa da Palavra Contada realiza-se entre os...

Beja: Inaugurado novo ‘skatepark’

Um novo ‘skatepark’ foi inaugurado em Beja, num investimento realizado pela câmara municipal para...

Évora: Museu quer construir álbum de fotografias antigas

O Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, lançou hoje um apelo a...

Évora entre as capitais com maior procura por casas para arrendar

A cidade de Évora esteve entre as capitais de distrito com maior procura por...