A Igreja Matriz de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, reabriu recentemente, após um período de cinco anos de obras de requalificação e restauro. A cerimónia de abertura solene foi presidida pelo arcebispo de Évora e incluiu a celebração da Eucaristia e a sagração da igreja.
A ocasião contou com a participação do Grupo Coral da Associação Cultural e Desportiva da Freguesia de Monsaraz, que interpretou peças do Cancioneiro Alentejano Religioso. De acordo com a Arquidiocese de Évora, a celebração reuniu um número significativo de fiéis, bem como representantes das autoridades locais e concelhias.
As obras de requalificação representaram um investimento de quase dois milhões de euros, dos quais 1,2 milhões foram financiados pelo programa Alentejo 2020. A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz contribuiu com 10% do valor total, enquanto a paróquia assumiu entre 400 a 500 mil euros.
O restauro incluiu trabalhos na estrutura do telhado e na consolidação do edifício, com o objetivo de garantir a sua preservação para os próximos séculos.
Além da recuperação arquitetónica, a igreja de Monsaraz reúne diversas peças históricas, possivelmente oriundas de outras igrejas da região, que foram também restauradas e poderão integrar um futuro espaço museológico.

















