InícioÚltimasObras na variante em...

Obras na variante em Évora concluídas com requalificação de último troço

A variante rodoviária à cidade de Évora vai ficar ‘de cara lavada’ em toda a sua extensão, após obras no troço que falta requalificar, as quais arrancam na próxima semana, revelou hoje o presidente da câmara.

Esta empreitada, indicou à agência Lusa o autarca de Évora, Carlos Pinto de Sá, consiste na renovação do pavimento e na criação de uma via pedonal e ciclável, de forma a “permitir que as pessoas possam andar a pé naquela zona em segurança”.

O custo da intervenção neste troço e no que liga as rotundas do parque industrial e do Sobreiro, já concluída, ascende a “quase 700 mil euros”, mas, no global, o investimento na requalificação da variante “ultrapassou 1,2 milhões de euros”, adiantou.

Segundo o autarca, o troço que vai ser requalificado, a partir de segunda-feira, é o que faz a ligação entre as rotundas do Sobreiro, junto a uma nova zona comercial, e da Lagril, junto às portas do centro histórico.

“O prazo de execução para este último troço será de aproximadamente três semanas”, realçou a câmara municipal, advertindo que os prazos podem ser alterados “em consequência das condições climatéricas”.

A obra de reabilitação da variante foi iniciada em 2023 e a terceira e última fase da empreitada estava prevista para 2024, mas foi adiada devido à construção de uma nova zona comercial e para “prevenir a deterioração do pavimento”.

Além das obras nos troços entre as rotundas do parque industrial e do Sobreiro e entre esta e a da Lagril, que agora se inicia, foi igualmente requalificado o segmento entre as rotundas do parque industrial, da Rua Horta das Figueiras e entre esta e a rotunda que dá acesso à Estrada Nacional (EN) 380, que liga Évora à vila de Alcáçovas.

De acordo com o município, a empreitada envolve a substituição do piso, criação de via dupla sempre que possível e de faixa de circulação pedonal e ciclável e renovação de sinalização, elementos de segurança e placas de separação de vias.

A reabilitação integral da variante à cidade de Évora é “uma obra há muito necessária em virtude do estado de degradação do piso” e faz parte de um conjunto de intervenções decorrente do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da câmara, acrescentou.

Mais notícias

Linha do Alentejo entre Poceirão e Bombel vai ser modernizada até 2030

O troço entre Poceirão e Bombel, da linha do Alentejo, vai ser modernizado e...

PS alerta para impacto do diploma sobre médicos tarefeiros no Alentejo

O PS alertou o Governo para o impacto das novas regras de contratação de...

Piscinas Municipais de Évora reabrem esta terça-feira após análises à água

As Piscinas Municipais de Évora reabrem ao público esta terça-feira, 28 de julho, depois...

Câmara de Alcácer do Sal vai investir cerca de 2M€ nas ribeiras e frente ribeirinha após cheias: «É obrigatório»

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai investir cerca de 1,7 milhões de...

Évora lidera rendimento no Alentejo e Alandroal é o município com menor desigualdade do país

O valor mediano do rendimento declarado, depois de deduzido o IRS liquidado, atingiu 12.022...

Évora recebe 398 atletas no Torneio Luso-Espanhol de Badminton e Para Badminton

Évora recebe, este sábado e domingo, 25 e 26 de julho, a 19.ª edição...

Évora: Colisão entre dois carros provoca quatro feridos perto de São Miguel de Machede

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros teve lugar esta tarde, ao quilómetro...

Câmara de Évora aprova adesão à rede europeia Eurocities

O Município de Évora aprovou a adesão à Eurocities, uma rede europeia que reúne...

Furto de catalisadores triplica no distrito de Portalegre em 2026: Évora e Beja registam 31 furtos

O número de furtos de catalisadores triplicou no distrito de Portalegre durante o primeiro...