InícioCulturaVila Viçosa: Viagem fotográfica...

Vila Viçosa: Viagem fotográfica pela história de Portugal no pós 25 de Abril no Cineteatro Florbela Espanca (c/fotos)

O Cineteatro Florbela Espanca, recentemente remodelado em Vila Viçosa, abriu as portas da sua nova galeria de arte este sábado, 16 de novembro, com a exposição “E Depois do Adeus – Fotografias com História”.

A mostra, da autoria do fotojornalista Marques Valentim, proporciona uma viagem pelos últimos 50 anos da história de Portugal, com especial foco no período pós-Revolução de Abril.

Marques Valentim, com 75 anos e uma carreira de cinco décadas, apresentou cinquenta fotografias que retratam momentos e protagonistas cruciais da democracia portuguesa. Para o fotojornalista, natural de Cascais, este evento representa mais do que uma exibição de imagens. «É uma honra inaugurar esta exposição no Cineteatro Florbela Espanca, um espaço extraordinário que foi recentemente remodelado. É para mim um orgulho colaborar com o Município de Vila Viçosa e estou muito feliz por esta exposição ser a primeira desta Galeria de Arte», afirmou.

A mostra itinerante, iniciada em 2022, reúne imagens captadas por Marques Valentim ao longo da sua carreira. Algumas fotografias são inéditas, como revelou o autor: «Há imagens que nem chegaram a ser publicadas na época. Destaco uma fotografia icónica de Salgueiro Maia, a única com o capacete, que foi solicitada pela Comissão das Comemorações do 25 de Abril para homenagear esta figura histórica.»

A ideia para a exposição surgiu de um convite do Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, que desafiou o fotojornalista a apresentar também uma nova mostra dedicada ao 25 de novembro. «É uma honra muito grande apresentar, pela primeira vez, essas imagens em Vila Viçosa, uma localidade que eu gosto bastante», confidenciou Marques Valentim.

Para Inácio Esperança, a inauguração desta exposição é um marco importante. «É a primeira exposição após a reabertura do Cineteatro Florbela Espanca, um espaço que Vila Viçosa merece e precisa», destacou. O autarca sublinhou ainda o significado da mostra: «Honra o 25 de Abril, no ano em que comemoramos os 50 anos da Revolução de Abril de 1974. É com muito gosto que quem inaugura esta galeria é um grande amigo meu, com um estatuto na fotografia muito importante para o nosso país.»

Relativamente ao desafio lançado a Marques Valentim, Inácio Esperança frisou a relevância de documentar momentos decisivos da história portuguesa. «Não há nenhuma exposição que retrate quer o 25 de novembro, quer o 11 de março, períodos cruciais para a democracia. Será uma grande honra receber essa mostra.»

A exposição “E Depois do Adeus – Fotografias com História” estará patente ao público até 16 de dezembro, com entrada gratuita, marcando um novo capítulo cultural na “Princesa do Alentejo”.

Fique de seguida com as imagens da inauguração desta exposição, numa reportagem de Hugo Calado:

Mais notícias

Redondo: Prémio Literário Hernâni Cidade com trabalhos entregues até 14 de agosto

A edição deste ano do Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo...

CDU acusa gestão PS em Évora de criar indefinição nos apoios à cultura

A CDU acusou a gestão PS em Évora de causar “instabilidade e indefinição em...

Concerto nos Jardins do Paço Ducal e palestra sobre D. Maria II marcam sexta-feira em Vila Viçosa

O Paço Ducal de Vila Viçosa recebe, esta sexta-feira, 31 de julho, dois momentos...

Homem de 55 anos acusado de tráfico de droga em Borba e Vila Viçosa

O Ministério Público (MP) acusou um homem de 55 anos pela prática, enquanto reincidente,...

Tauromaquia: Cartel definido para a Novilhada Popular de São Romão (Vila Viçosa)

São Romão, na freguesia de Ciladas, concelho de Vila Viçosa, recebe, no dia 14...

Alcáçovas: Carrilhão LVSITANVS e Banda da SUA marcam este sábado na Feira do Chocalho

A Feira do Chocalho prossegue este sábado, 25 de julho, em Alcáçovas, no concelho...

Vila Viçosa: Há uma nova peça no Museu do Mármore e fazia funcionar o relógio da Igreja de São Bartolomeu

O Museu do Mármore, em Vila Viçosa, tem uma nova atração. Trata-se da máquina...

The Gift, Nena e Carolina de Deus atuam nas Festas de Alandroal em setembro

O Festival da Juventude e as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição...

Biblioteca Pública de Évora acolhe exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”

A exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”, da artista plástica Sara Bichão, com curadoria...