InícioÚltimasAlentejo 2030: Programa vai...

Alentejo 2030: Programa vai lançar 35 avisos «até ao final de dezembro»

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, António Ceia da Silva, revelou aos jornalistas que o programa Alentejo 2030 via lançar avisos em breve.

«Para já, temos lançados 50 avisos», começou por dizer o presidente, mas prontamente atirou que vão ser lançados «47 avisos até maio do ano que vem», sendo que 35 deles serão já «até ao final de dezembro».

Isto significará «uma bolsa de 360 milhões de euros» para a região, segundo António Ceia da Silva.

«Com aquilo que já lançámos, estaremos em condições de lançar mais de metade dos valores do Quadro Comunitário de Apoio até maio do ano que vem», acrescentou, dizendo ainda que «isto é inédito».

O presidente da CCDR afirmou que tem esperança de que «não iremos atravessar os problemas que atravessámos com 2020».

«Foi um quadro comunitário mais difícil. Teve uma pandemia e uma guerra. Isso condicionou muito», realçou.

Desta forma, esclareceu que «houve muitos concursos desertos, houve falta de empreiteiros, houve custos acrescidos, houve valores que ficaram muito empolados nas candidaturas», mesmo que «tenhamos conseguimos atingir 103% de taxa de execução».

Em relação ao programa Alentejo 2020, o presidente vincou que, com tal taxa, a região «não vai perder um cêntimo deste quadro comunitário».

«Temos muito orgulho em ter sido a primeira região de convergência a atingir os 100% de taxa de execução e isso depende muito de quer da nossa dinâmica, mas também de todas as estruturas que permitiram que de facto nós atingíssemos estes números», atirou ainda.

Mais notícias

Venda de cortiça em Santiago do Cacém pode render pelo menos 126 mil euros à CCDR Alentejo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. (CCDR Alentejo) prevê receber...

Bandeira Azul reforça projeção internacional de Mourão e de Alqueva, defende Ricardo Pinheiro

A atribuição da Bandeira Azul à Praia Fluvial de Mourão representa um reconhecimento da...

Alentejo 2030 apoia com 4,5ME economia circular e infraestruturas tecnológicas

O programa Alentejo 2030 abriu dois concursos, com uma dotação global de 4,5 milhões...

PSD pede audição de CCDR e Alentejo 2030 sobre reprogramação de fundos europeus

O PSD requereu a audição urgente no parlamento do presidente da Comissão de Coordenação...

Câmara de Alvito avança com 440m€ para requalificar Avenida 1º de Maio em Vila Nova da Baronia

A Câmara Municipal de Alvito lançou um concurso público para a requalificação da Avenida...

CIMAA assina adenda ao Alentejo 2030 e garante 72 milhões de euros para investimentos no Alto Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) assinou, recentemente, em Évora, a adenda aos...

Vila Viçosa celebra o Dia do Ambiente com sessão para os alunos: “É importante aprender mais sobre estas questões” (c/fotos)

Cerca de 500 alunos participaram esta sexta-feira, 5 de junho, nas comemorações do Dia...

Alentejo 2030 disponibiliza 5,8 milhões de euros para mobilidade urbana sustentável

O Programa Regional Alentejo 2030 abriu um aviso de concurso destinado ao apoio de...

Alentejo Central assegura novas verbas para habitação e projetos municipais

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) assinou esta terça-feira, 3 de junho, a...

Mais visto