Festival Ponto d’Orvalho promove discussão e ação ambiental em Montemor-O-Novo

O Ponto d’Orvalho, festival transdisciplinar dedicado à discussão e à ação ambiental através de intervenções artísticas, sociais e ecológicas, prepara-se para a sua 4.ª edição, que terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2024 no Montado do Freixo do Meio, em Montemor-O-Novo, Alentejo Central.

Iniciado em 2020, o festival tem vindo a ocupar um papel relevante na região, integrando arte e ecologia, e introduzindo novos formatos de programação cultural. Este evento catalisa discussões sobre práticas sustentáveis através de uma variedade de atividades, incluindo concertos, performances, djsets, workshops, conversas, passeios na natureza e experiências gastronómicas, tudo imerso no ecossistema do montado alentejano.

O Ponto d’Orvalho destaca-se pela exploração de rituais fundamentais da vida, como comer, caminhar, escutar, desacelerar e coexistir, sob a ótica de artistas, cientistas, agricultores, chefs, filósofos, ativistas e especialistas locais e internacionais. O festival atrai um público diversificado e transgeracional, interessado em abordagens regenerativas e sustentáveis para o ambiente e a comunidade local.

A edição de 2024 continuará a promover uma programação híbrida e descentralizada, apresentando propostas artísticas que visam sensibilizar o público para as questões ambientais e fomentar uma consciência ecológica mais profunda.

Mais notícias

Nova creche de Montemor-o-Novo abre a 1 de setembro para 42 crianças (c/fotos)

A nova creche da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo, inaugurada esta terça-feira, 25...

EXPOMOR 2026 decorre de 2 a 7 de setembro em Montemor-o-Novo com mais de mil animais

A EXPOMOR 2026 – Feira da Luz realiza-se entre 2 e 7 de setembro,...

Estremoz celebra 100 anos da elevação a cidade a 30 de agosto

Estremoz celebra no domingo, 30 de agosto, os 100 anos da sua elevação a...

Évora acolhe Laboratório Ibérico de Cooperação Cultural sobre territórios de baixa densidade

O Laboratório Ibérico de Cooperação Cultural nos Territórios de Baixa Densidade realiza-se a 23...

Câmara de Montemor-o-Novo lança concurso para conservação do Centro Juvenil

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo lançou um concurso público para realizar obras de conservação...

The Gift e Plutónio atuam na Feira de Setembro em Moura

A Feira de Setembro | Artesanato, Saberes e Tradição regressa a Moura entre 10...

Povoado da Idade do Bronze em Beja alvo de projeto arqueológico de 50 mil euros

O povoado do Outeiro do Circo, no concelho de Beja, um dos maiores da Idade...

Dez dias, 93 ruas e mais de 400 mil visitantes: O balanço de Luís Rosinha sobre as Festas do Povo

As Festas do Povo 2026 ultrapassaram os 400 mil visitantes, segundo os dados avançados...

Festas do Povo de Campo Maior terminam com queima simbólica de flores. Veja as imagens

As Festas do Povo 2026 terminaram este domingo, 16 de agosto, em Campo Maior,...