InícioCulturaBienal Cultural de Monsaraz...

Bienal Cultural de Monsaraz é um «grito de alerta» contra a interioridade

A bienal cultural “Monsaraz Museu Aberto” vai realizar-se na freguesia alentejana entre os dias 14 e 21 de julho e apresenta-se como um «grito de alerta» contra a interioridade.

A expressão é do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, António Fialho, que sublinhou ainda, a’ODigital, que este «grito» se pretende mostrar em dois eixos.

«Aquilo que que queremos é que ele tenha muita qualidade e que cruze a nossa cultura com uma outra cultura à qual nós não temos muito acesso a que gostaríamos de ter mais», afirmou o vereador, acrescentando que «é uma cultura que no interior do país se tem dificuldade em ter».

Um festival que se «transforma» em um «grito de alerta» para a situação da «interioridade» e da «desertificação»: «Queremos que ele funcione assim».

Detalhou que a freguesia tinha, em 1940, cerca de 2 900 habitantes e que hoje, segundo o Censos 2021, tem 698, principalmente «no escalão etário de mais de 64 anos»: «Temos aqui um problema de desertificação complexo».

«Temos de agarrar a nossa vida com as nossas mãos e temos de lutar contra isto, porque é o nosso principal problema. Não havendo pessoas, não há hospitais. Se não houver pessoas, não há escolas. Não havendo pessoas, não há sítios para comprarmos as coisas», destacou António Fialho.

O segundo alerta consta nos «ataques à nossa paisagem com as culturas intensivas», onde os «problemas da sustentabilidade, com a arte, arquiteturas e com o aproveitamento turístico não olham a meios para conseguir fins».

«Vamos ter um recital de piano no Olival da Pêgo, que é constituído por oliveiras milenares que de quando em quando são arrancadas para ser vendidas por milhares de euros», vincou o vereador, sublinhando ainda que «é um crime ambiental».

Disse ainda que o concerto pretende «alertar que o olival precisa de ser protegido e respeitado e de que as árvores precisem de ser mantidas no local onde estão. 

Referiu ainda que é um festival que quer «promover a cultura e a identidade do povo alentejano» que são «todos os dias muitíssimo atacadas e colocadas em causa».

«Temos de nos unir e defender para preservarmos aquilo que é o nosso património maior, que são a nossa identidade, a nossa alma e a nossa cultura», concluiu.

Um programa «diversificado» com o tema “Terra”, albergando duas componentes «fortíssimas», a Cultura e o Ambiente.

Para conhecer o cartaz, clique aqui.

Mais notícias

Quatro municípios assinam em Alcáçovas acordo para salvaguardar o fabrico de chocalhos

Os municípios de Viana do Alentejo, Reguengos de Monsaraz, Estremoz e Cartaxo vão assinar,...

Suspeitos de furto na Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz detidos pela GNR

A GNR deteve dois homens e uma mulher, com idades entre os 37 e...

Gala do Cante encerra Monsaraz Museu Aberto no último dia da bienal

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto termina este domingo, 19 de julho,...

Carmina Burana encerra programa de 18 de julho do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue este sábado, 18 de julho,...

Paisagem, cante, cinema e flamenco marcam dia 17 do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta sexta-feira, 17 de julho,...

A Garota Não atua no sexto dia do Monsaraz Museu Aberto

A Garota Não é o principal nome do programa desta quinta-feira, 16 de julho,...

Kajó Soares fecha quinto dia do Monsaraz Museu Aberto com concerto na Arena do Castelo

Kajó Soares é o nome em destaque no programa desta quarta-feira, 15 de julho,...

Pedro Jóia leva concerto instrumental ao quarto dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta terça-feira, 14 de julho,...

Cultura, território e música cigana marcam terceiro dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta segunda-feira, 13 de julho,...