O autor calipolense Tiago Salgueiro apresentou em Vila Viçosa, no dia 6 de abril, a nova edição do livro “Do Japão para o Alentejo”.
A obra agora apresentada, fala sobre a vinda de nobres japoneses a Vila Viçosa no século XVI tem sido um assunto que tem merecido a atenção de Tiago Salgueiro. Com investigação a ser realizada desde 2012 o projeto converteu-se num livro, que teve duas edições esgotadas.
A nova edição da obra retrata a história da passagem dos Japoneses por Évora e Vila Viçosa e a sua importância na ligação entre Portugal e o Japão.
Aos jornalistas, Tiago Salgueiro explicou que “esta obra conta com uma atualização, resultado de todas as investigações que temos vindo a desenvolver, a primeira edição da obra é de 2014”, acrescentando que “houve muito interesse sobre a obra, o que levou a que as primeiras edições ficassem esgotadas. Tivemos a oportunidade de traduzir esta obra para japonês em 2016, e é para mim um grande orgulho poder apresentar este novo projeto que reflete uma história bastante interessante e que tem muito a ver com esta ligação histórica entre Portugal e o Japão”
Segundo Tiago Salgueiro esta obra “tem contribuído muito para uma aproximação entre os dois países, temos tido também uma dinâmica turística no Alentejo que deriva desta investigação que tivemos oportunidade de desenvolver.”
A atualização deste livro “tem a particularidade de conter um conjunto de imagens novas e fazer uma abordagem diferenciada à primeira edição e é para nós um orgulho dar este contributo e contar esta história, no Século XVI, que aproximou Portugal e o Japão” realçou o autor.
“Este é um exemplo claro de que um livro pode dar um contributo que segue por diferentes caminhos. Tivemos a oportunidade de fazer, com base na versão original, uma versão ilustrada para crianças, tivemos recentemente a semana do Japão em Vila Viçosa, e acho que se abrem diferentes caminhos muito úteis para aliar a história, ao património e ao turismo”, frisou.
O livro conta com o apoio da extinta Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Fundação da Casa de Bragança.
Fique, de seguida, com algumas das imagens da apresentação desta obra:
































