InícioCulturaConcurso da DGArtes para...

Concurso da DGArtes para projetos em Programação apoia 14 candidaturas do Alentejo

A Direção-Geral das Artes (DGArtes) vai apoiar 72 candidaturas, no concurso de apoio a projetos na área da Programação, com 1,85 milhões de euros, anunciou aquela entidade.

Os resultados provisórios, que só serão definitivos após decorrer um período de audiência de interessados, foram agorA comunicados aos candidatos, refere a DGArtes, num comunicado divulgado.

Das 72 candidaturas a apoiar, 16 são da região Norte, 17 do Centro, 12 da Área Metropolitana de Lisboa, 14 do Alentejo, sete do Algarve, quatro da Região Autónoma dos Açores e duas da Região Autónoma da Madeira.

A DGArtes recorda que os apoios anunciados “têm como principal objetivo estimular a oferta cultural, através do financiamento a ciclos, mostras, festivais, entre outras atividades de programação desenvolvidas maioritariamente no território nacional”.

As candidaturas do concurso de apoio a projetos na área da Programação decorreram entre 30 de outubro e 12 de dezembro do ano passado.

O Programa de Apoio a Projetos da DGArtes, a concretizar este ano e que inclui seis concursos, dispõe de 13,35 milhões de euros.

Para a área da Programação estavam disponíveis 1,91 milhões de euros.

A dotação do Programa de Apoio a Projetos a concretizar no ano passado, e que teve os concursos anunciados em dezembro de 2022, foi de 9,25 milhões de euros para as diferentes áreas, nomeadamente Artes Visuais, Criação – abrangendo artes performativas, cruzamento disciplinar e artes de rua -, Programação, Internacionalização e Procedimento Simplificado.

O reforço financeiro para o Programa de Apoios a Projetos de 2023 foi anunciado depois de serem conhecidos os resultados dos concursos de 2022, nos quais centenas de candidaturas ficaram de fora por falta de verbas disponíveis, embora tenham sido consideradas elegíveis pelos júris.

As estruturas representativas das artes têm alertado diversas vezes para o subfinanciamento dos concursos da DGArtes no programa de apoio a projetos.

Mais notícias

Festival Andanças adiado para 2028 devido à participação da PédeXumbo em Évora 2027

O Festival Andanças não terá edição em 2027 e deverá regressar em 2028, anunciaram...

“StoryPath”: Designer calipolense cria projeto de “posto de turismo” de bolso para ajudar turistas em Vila Viçosa

Um designer natural de Vila Viçosa desenvolveu uma plataforma digital que pretende ajudar turistas...

Moura assinala Feriado Municipal com música, marchas populares e tradições de São João

O concelho de Moura assinala, no dia 24 de junho, o seu Feriado Municipal,...

BencaJovem regressa a Bencatel com dois dias de música em julho

O 24.º BencaJovem realiza-se nos dias 24 e 25 de julho, em Bencatel, no...

Semana do Gaspacho regressa a Redondo entre 5 e 12 de julho com participação de 19 restaurantes

O concelho de Redondo recebe, entre os dias 5 e 12 de julho, mais...

Évora será a Cidade Convidada da BTL 2027

O Jornal ODigital.pt pode avançar que a cidade de Évora será a Cidade...

Associação contesta ‘mupis’ eletrónicos em zonas sensíveis do centro de Évora

Uma associação de defesa patrimonial de Évora está contra ‘mupis’ eletrónicos em “espaços mais...

Elvas Film Office cria base de dados regional para ligar talento do Alentejo a produções audiovisuais

O Elvas Film Office lançou uma convocatória dirigida a toda a região do Alentejo...

Vila Viçosa levou as Marchas Populares a Lisboa este domingo

As Marchas Populares do Grupo de Teatro de Amadores de Vila Viçosa desfilaram este...

Mais visto