Ministério da Agricultura anuncia abertura do mercado da Colômbia para laranjas, ameixas, pêssegos e nectarinas

O Governo português anunciou esta quinta-feira, que abriu um novo mercado para os fruticultores nacionais, para o qual podem ser canalizadas as produções de laranjas, ameixas, pêssegos e nectarinas. Trata-se do mercado da Colômbia, que este Governo já tinha aberto para pera e maçã e para o qual os operadores podem a partir de agora exportar, tratando-se de um mercado com um potencial de 47 milhões de consumidores.

O Governo abriu já 55 mercados para 218 produtos (169 de origem animal e 49 de origem vegetal).

O Ministério da Agricultura está a trabalhar de forma intensa na abertura de 59 mercados, para viabilização da exportação de 276 produtos, sendo 225 da área animal e 51 da área vegetal.

Segundo a nota do Ministério de Capoulas Santos, “a internacionalização é uma das prioridades da política do Governo, constituindo um dos eixos mais importantes do reforço da competitividade do setor agroalimentar e da economia portuguesa, tendo em vista o aumento das exportações agroalimentares. Para a exportação, previamente ao início das operações para países terceiros, é geralmente necessário estabelecer com as autoridades competentes dos países de destino as condições e requisitos fitossanitários ou sanitários que têm que ser cumpridas, quer pelos operadores económicos, quer pela autoridade competente nacional, na certificação dos produtos a serem exportados.”

Veja também:

Alentejo: Rota do Guadiana participa no debate sobre o futuro do mundo rural

A Rota do Guadiana, associação com intervenção nos concelhos alentejanos de Barrancos, Moura, Mourão...

Viticultores podem pedir 80% do apoio à vinha antes de investir

Os viticultores passam a poder pedir um adiantamento de 80% da ajuda aprovada para...

MARP propõe apoio de 50% nos descontos para proteger mulheres agricultoras

A Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas (MARP) defende um apoio do Estado...

ACOS coorganiza congresso em Salamanca sobre o futuro da pecuária extensiva

A ACOS é coorganizadora do V Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural,...

Governo abre concurso de 4M€ para ações de informação no setor agroflorestal

O Governo vai abrir esta quarta-feira, 7 de outubro, um concurso de 4 milhões...

Ministro quer verbas europeias para a agricultura no próximo programa regional do Alentejo

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, defendeu, em Beja, que o...

Apicultores podem prolongar apoio de 735 euros por mais um ano

O Governo anunciou a possibilidade de prolongar por mais um ano o apoio à...

Projeto de Beja para integrar migrantes na agricultura pode ser exemplo nacional, diz ministro da Agricultura (c/fotos)

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, considerou esta quarta-feira, 30 de...

Ministro anuncia em Beja reabertura de apoios aos agricultores na próxima semana (c/fotos)

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, anunciou esta quarta-feira, 30 de...