Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito abre talha de 1656

Durante o mês de novembro a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito vai promover um conjunto de atividades de forma a celebrar a época de São Martinho.

Segundo Ana Coutinho, responsável de enoturismo da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito: “A época mais bonita do ano na Vidigueira está prestes a começar”.

Durante todo o mês, a adega propõe uma descoberta de saberes de outros tempos, uma verdadeira viagem imersiva pelo genuíno Alentejo, despido de pretensões.

O mote principal é a abertura das talhas e a prova do vinho novo. O vinho de talha, produzido nesta adega com uvas provenientes de vinhas centenárias, as mais antigas da zona, é o centro das atenções e não é para menos, já que é produzido através de uma técnica desenvolvida pelos romanos e trazida para Portugal há dois mil anos, tornando-se num símbolo maior do Alentejo.

A programação durante todo o mês é variada. A 4 de novembro, iniciam-se as festividades com a abertura do espaço de enoturismo em Vila de Frades, a Taberna dos Arcos. Neste dia, às 17h, dar-se-á a abertura da talha mais antiga, datada de 1656. Ao som de cânticos alentejanos do Grupo Coral da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, será servido o vinho novo, acompanhado com petiscos regionais.

No dia 11 de novembro às 18h, irá decorrer na Casa das Talhas, o tradicional Magusto de São Martinho. A 14 de novembro, celebra-se o dia Mundial do Enoturismo, que se assinala no 2º Domingo de novembro. Neste dia, todas as visitas à Casa das Talhas e provas de vinho de talha são gratuitas.

A 18 de Novembro, no âmbito da 20º Edição do Enóphilo Wine Fest, que terá lugar no Porto, apresentamos uma prova especial: “Sabor com história: Vinho de Talha DOC Alentejo”, onde será possível provar uma seleção restrita de vinhos elaborados com este método ancestral.

Veja também:

Tribunal de Beja adia acórdão de ex-autarcas de Vidigueira julgados por prevaricação e peculato

O Tribunal de Beja adiou para a próxima semana a leitura do acórdão, marcada...

Alentejo lança garrafa de vinho mais leve que permite reduzir 1.200 toneladas de CO2 por ano

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) apresentou uma nova garrafa de vinho com 390...

Portugal falhou metas na recolha de resíduos elétricos e eletrónicos em 2025

Portugal não atingiu, em 2025, as metas previstas na recolha de equipamentos elétricos e...

Cinco concelhos do Alentejo passam a ter recolha gratuita de eletrodomésticos porta a porta

Os habitantes de cinco concelhos do Alentejo vão passar a dispor de um serviço...

Novo livro aborda história, cultura e saberes do vinho de talha no Baixo Alentejo

 Uma ‘viagem’ pela história, cultura e saberes associados ao vinho de talha, uma das...

Azeite e vinhos do Baixo Alentejo podem integrar produtos de empresa brasileira

O NERBE/AEBAL iniciou contactos com a Vossko do Brasil para explorar a utilização de...

Vidigueira: Detido homem procurado pelas autoridades romenas

Um cidadão romeno procurado pelas autoridades do seu país para cumprimento da pena de...

GNR detém homem de 25 anos com 54 munições em Vidigueira

Um homem de 25 anos foi detido pela GNR, no dia 13 de outubro,...

Vidigueira recebe prémio Iter Vitis com destaque para o vinho de talha

O Município de Vidigueira recebeu o Iter Vitis Award 2026 na categoria de Melhor...