“Precisamos de mais representação em Bruxelas”, disse o Representante Permanente do Alentejo

O Representante Permanente da Região do Alentejo em Bruxelas, Marcos Nogueira, afirmou que “precisamos de mais representação em Bruxelas”.

Marcos Nogueira falava, esta segunda-feira, na abertura da residência criativa do projeto EUbyLakes está a decorrer, até sexta-feira, em Reguengos de Monsaraz. O EUbyLakes, é um projeto que visa promover discussões sobre a Europa do futuro, estabelecer uma universidade ao ar livre junto a lagos europeus e contribuir para a sensibilização dos cidadãos e para o aumento do conhecimento e compreensão dos participantes sobre a União Europeia.

Nas palavras proferidas na abertura da residência, Marcos Nogueira, deixou claro que “precisamos de mais representação em Bruxelas”, referindo que “por exemplo somos o único país sem uma representação do sistema cientifico, ao nível das redes no âmbito da cultura, não temos ninguém que esteja para além da representação permanente e há muitas redes e foros em que a presença das regiões é vital e isto é algo que nos prejudica e que explica um pouco um diferencial de crescimento que temos em relação a outros países que estão á menos tempo na União Europeia”.

Para o Representante Permanente da Região do Alentejo em Bruxelas, “apesar do esforço da representação permanente portuguesa em Bruxelas e também da sua homóloga representação permanente da comissão em Portugal, é necessário que façamos todos mais para sustentar aqueles que em Bruxelas asseguram a representação do país”.

Marcos Nogueira, nesta sessão falou obre a Europa em concreto e sobre os desafios que enfrenta, tendo dito que “é necessário reafirmar-se e ultrapassar o desafio existencial que enfrenta, que enfrenta na Ucrânia, que enfrenta em guerra quente e que enfrenta na sua governança interna”.

“Há que pensar a europa do ponto de vista dos desafios existenciais que encontramos agora no nosso caminho e do ponto de vista do que queremos ser no futuro”, frisou.

Já sobre o papel das regiões na construção do caminho da Europa, o responsável deixou claro que “é necessário que as regiões tenham uma afirmação muito mais importante na governança europeia”, salientando também que “enquanto as regiões não tiverem capacidade de tomar iniciativa legislativa, de propor programas e de afirmar iniciativas, continuaremos a ter um défice de eficácia na União e continuamos a ter um défice de democracia”.

Veja também:

Halloween em Reguengos de Monsaraz leva Escape Room à biblioteca

A Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz vai receber um Escape Room na noite...

Alentejo Walking Festival já ultrapassou os 1.200 inscritos e sete percursos estão esgotados

O Alentejo Walking Festival já ultrapassou os 1.200 inscritos nas caminhadas previstas para os...

Monsaraz debate cereais e dedica oficina ao fabrico de pão em novembro

Os cereais, a sua relação com a paisagem e o fabrico de pão vão...

Reguengos de Monsaraz cria núcleo para apoiar crianças e famílias em situação de vulnerabilidade

O Município de Reguengos de Monsaraz criou um Núcleo Local da Garantia para a...

“Outubro Rosa” leva caminhada e debate a Reguengos de Monsaraz

Reguengos de Monsaraz recebe este domingo, 18 de outubro, uma caminhada de sensibilização para...

Por Aqui à Noite: quando o destino é olhar para o céu do Alqueva

Nem todas as viagens precisam de terminar quando anoitece. Há destinos onde a noite é,...

MAPORAL investe 18,2M€ para ampliar fábrica em Reguengos de Monsaraz e reforçar exportações

A MAPORAL vai investir cerca de 18,2 milhões de euros na ampliação da sua...

Bloco de Rega de Reguengos deverá ser adjudicado até novembro num investimento de 35 milhões de euros

O Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz deverá ser adjudicado até novembro de...

Ministro da Agricultura defende apoio à expansão da MAPORAL e destaca papel da empresa nas exportações nacionais

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, defendeu esta quinta-feira, 15 de...