No próximo dia 1 de junho, Dia da Criança, a União de Freguesias de Albernoa e Trindade e a Câmara Municipal de Beja, e em parceria com Francisco Janeiro, inaugurarão o primeiro espaço museológico da aldeia de Trindade.
PIÃO – Núcleo Museológico do Brinquedo da Aldeia de Trindade – coleção Francisco Janeiro “é um lugar que pretende evocar os sorrisos e a leveza da infância a partir da coleção particular de brinquedos de Francisco Janeiro, um Trindadense, que nasceu e brincou na Trindade para mais tarde correr mundo”, indicou a autarquia em comunicado.
Refere ainda a autarquia que “este Núcleo pretende ser um local de visita na aldeia capaz de transportar para os brinquedos nostálgicos do passado, desde piões, brinquedos de corda, clássicos carrinhos e bonecas e muitos outros.”
“A coleção, gentilmente disponibilizada por Francisco Janeiro, evoca diferentes geografias, permitindo que este percurso pelo passado se faça também de encontros entre diferentes povos e culturas. Por essa razão, o acervo exposto será rotativo, com alterações temáticas três vezes por ano, beneficiando por isso da vasta coleção de Francisco Janeiro”, conclui a edilidade.
Localizado num espaço do conjunto edificado dos serviços administrativos da União de Freguesias de Albernoa e Trindade, o núcleo será visitável todas as manhãs dos dias úteis.

















