InícioCulturaBeja: Dia 1 será...

Beja: Dia 1 será inaugurado museu dedicado aos brinquedos de antigamente

No próximo dia 1 de junho, Dia da Criança, a União de Freguesias de Albernoa e Trindade e a Câmara Municipal de Beja, e em parceria com Francisco Janeiro, inaugurarão o primeiro espaço museológico da aldeia de Trindade.

PIÃO – Núcleo Museológico do Brinquedo da Aldeia de Trindade – coleção Francisco Janeiro “é um lugar que pretende evocar os sorrisos e a leveza da infância a partir da coleção particular de brinquedos de Francisco Janeiro, um Trindadense, que nasceu e brincou na Trindade para mais tarde correr mundo”, indicou a autarquia em comunicado.

Refere ainda a autarquia que “este Núcleo pretende ser um local de visita na aldeia capaz de transportar para os brinquedos nostálgicos do passado, desde piões, brinquedos de corda, clássicos carrinhos e bonecas e muitos outros.”

“A coleção, gentilmente disponibilizada por Francisco Janeiro, evoca diferentes geografias, permitindo que este percurso pelo passado se faça também de encontros entre diferentes povos e culturas. Por essa razão, o acervo exposto será rotativo, com alterações temáticas três vezes por ano, beneficiando por isso da vasta coleção de Francisco Janeiro”, conclui a edilidade.

Localizado num espaço do conjunto edificado dos serviços administrativos da União de Freguesias de Albernoa e Trindade, o núcleo será visitável todas as manhãs dos dias úteis.

Mais notícias

Évora e Beja entre os distritos com maior quebra na criação de empresas até maio de 2026

Os distritos de Évora e Beja registaram algumas das maiores reduções na constituição de...

Dois intoxicados após mistura de ácidos em plataforma comercial em Beja

Duas pessoas ficaram intoxicadas após uma “mistura de alguns ácidos” numa plataforma comercial Continente,...

Resialentejo lança concurso de 2,9M€ para novos arruamentos no Parque Ambiental do Montinho

A Resialentejo lançou um concurso público com um preço base de 2,9 milhões de...

Município de Beja avança com obra de 910m€ para recuperar edifício que vai acolher Museu da Banda Desenhada

A Câmara Municipal de Beja lançou o concurso público para a execução da empreitada...

GNR deteve 12 pessoas e registou 479 infrações rodoviárias no distrito de Beja

O Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR) efetuou 12 detenções em...

Maria João Ganhão candidata-se à liderança da Comissão Política Concelhia do PS Beja

O Partido Socialista de Beja realiza eleições internas no próximo dia 19 de junho,...

Cimeira Mundial do Enoturismo termina em Beja com 400 reuniões de negócio e reconhecimento Biosphere para o Alentejo

A Cimeira Mundial do Enoturismo Responsável terminou em Beja após três dias de trabalhos...

Odemira estreia em outubro bienal cultural que cruza arte e ciência

Residências artísticas, espetáculos, instalações e obras em espaço público, conversas e oficinas preenchem o...

Instituto Politécnico de Beja estabelece novos contactos internacionais na NAFSA 2026

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) participou na NAFSA 2026 Annual Conference & Expo,...

Mais visto