InícioÚltimasTabaco aquecido sujeito a...

Tabaco aquecido sujeito a novas normas

As novas normas sobre o tabaco aquecido, que fica equiparado aos cigarros convencionais, entraram em vigor ontem, com mensagens chocantes nas embalagens e proibição de aromas.

“Cada embalagem individual e cada embalagem exterior de produtos do tabaco para fumar, incluindo cigarros, tabaco de enrolar, tabaco para cachimbo de água e produtos de tabaco aquecido, na medida em que sejam produtos de tabaco para fumar, deve apresentar advertências de saúde combinadas, que incluem uma das advertências de texto e uma correspondente fotografia a cores”, determina-se na legislação.

Ao abrigo de uma norma transitória, os produtos que tenham sido introduzidos no mercado antes da data de produção de efeitos da presente lei, podem ser comercializados até ao escoamento, dentro do prazo de validade da “estampilha especial respetiva”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou no início do mês o decreto do parlamento que transpõe a diretiva da União Europeia sobre a retirada de certas isenções aplicáveis aos produtos de tabaco aquecido, “reforçando normas” para a prevenção e controlo do tabagismo.

Em 28 de novembro, o grupo de trabalho do tabaco, constituído no parlamento, aprovou a transposição para a legislação portuguesa da diretiva europeia que Portugal tinha de adotar com urgência, sob pena de ficar em incumprimento, deixando de fora questões relacionadas com a promoção da saúde e a venda de tabaco.

Na nova lei do tabaco ficou apenas contemplada a equiparação dos cigarros eletrónicos ao tabaco tradicional, caindo propostas sobre a proibição de venda e consumo de tabaco próximo de escolas, em bombas de gasolina ou em esplanadas com alguma cobertura.

Mais notícias

GNR de Beja deteve 12 pessoas e detetou 328 infrações rodoviárias numa semana

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 12 pessoas em flagrante delito e registou 63...

Programa Cuida-te reúne profissionais de saúde do Alentejo em Évora

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) reuniu, em Évora, os profissionais de...

Alentejo concentrou metade dos pedidos para remoção de ninhos de andorinhas em 2025

O Alentejo concentrou cerca de metade dos pedidos apresentados ao Instituto da Conservação da...

GNR apreende cocaína e detém suspeito de tráfico em Sines

Um homem de 49 anos foi detido, no domingo, 9 de agosto, por suspeita...

Simpósio de Enfermagem Forense em Elvas passa também a ter participação online

As inscrições para participação presencial no I Simpósio Internacional de Enfermagem Forense, marcado para...

Rede Expressos cria novas paragens na Comporta, Carvalhal, Melides e Alcácer do Sal

A Rede Expressos vai introduzir, a partir de 1 de setembro, novas paragens na...

Portalegre: GNR regista 76 infrações por excesso de velocidade numa semana

A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou 136 infrações rodoviárias e efetuou nove detenções em...

24 militares terminam missão na Roménia e regressam ao Regimento de Cavalaria N.º 3 de Estremoz

O Pelotão de Reconhecimento da 8.ª Força Nacional Destacada regressou, no dia 5 de...

Ministro da Economia percorreu as ruas cobertas de flores de papel em Campo Maior

O Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, visitou este domingo,...