Estremoz assinala centenário da elevação a cidade com Inteiro Postal dos CTT (c/fotos)

O Inteiro Postal comemorativo dos CTT alusivo aos 100 anos da elevação de Estremoz a cidade foi apresentado este sábado. José Daniel Sadio considera que a emissão permitirá preservar a memória da efeméride.

O Inteiro Postal comemorativo do Centenário da Elevação de Estremoz a Cidade foi apresentado este sábado, 5 de setembro, numa iniciativa integrada nas comemorações dos 100 anos da atribuição do estatuto de cidade a Estremoz.

A peça entrou em circulação no mesmo dia, com obliteração de primeiro dia em Estremoz, e tem design de Carla Caraça Ramos. O presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sadio, explicou ao Jornal ODigital.pt que a criação do Inteiro Postal nasceu de uma proposta apresentada durante a preparação do programa comemorativo.

Uma proposta integrada nas comemorações do centenário

Segundo José Daniel Sadio, a ideia surgiu de “um desafio lançado pelo professor Matos”, que, durante a preparação das comemorações, chamou a atenção para a possibilidade de associar uma emissão postal à data.

O objetivo, explicou o autarca, passou por “criar um selo postal alusivo às comemorações do centenário”, associando a filatelia à memória dos 100 anos da elevação de Estremoz a cidade. “Vamos eternizar este momento”, afirmou, referindo que a peça ficará disponível através dos CTT e passará também a integrar o património do Museu dos CTT.

José Daniel Sadio salientou ainda que o município procurou integrar no programa propostas provenientes da comunidade e de diferentes entidades. O presidente da Câmara destacou também a colaboração dos CTT, considerando que este tipo de emissão permite “perpetuarmos a história do nosso país e de cada concelho e de cada momento”.

Filatelia volta a registar um momento da história de Estremoz

O autarca recordou que Estremoz já esteve representado noutras iniciativas filatélicas associadas a acontecimentos e elementos do património local, apontando como exemplo o figurado de Estremoz.

José Daniel Sadio revelou ainda que poderá vir a ser preparada uma nova iniciativa quando se assinalarem 10 anos da classificação do figurado de Estremoz pela UNESCO, considerando que a filatelia pode servir para “simbolizar datas muito importantes, fazer a história do momento e também para criar memória no futuro”.

O Inteiro Postal apresentado este sábado tem obliteração de primeiro dia em Estremoz, o valor N20g – 0,73 euros e integra o conjunto de iniciativas destinadas a assinalar, em 2026, o Centenário da Elevação de Estremoz a Cidade.

Veja também:

Bienal Internacional do Alentejo abre candidaturas a artistas de todo o mundo a 1 de novembro

A terceira edição da Bienal Internacional do Alentejo (BIALE_27) abre candidaturas a 1 de...

Alentejo conquista quatro distinções nacionais nos prémios de ética e gestão desportiva do IPDJ

O Alentejo conquistou quatro distinções nacionais nos Prémios Boas Práticas da Bandeira da Ética...

Estremoz inaugurou investimento de 430 mil€ na Mata Municipal e prepara nova fase de requalificação para 2027 (c/fotos)

A Câmara Municipal de Estremoz inaugurou, este sábado, 17 de outubro, a primeira fase...

Militares do RC3 treinam na Serra d’Ossa para missão na Roménia

O Esquadrão de Reconhecimento do Regimento de Cavalaria n.º 3 (RC3), sediado em Estremoz,...

Bolo finto e vinho quente: Uma tarde para pôr as mãos na massa em Estremoz

Aprender a fazer bolo finto e prová-lo com vinho quente é a proposta da...

Estremoz inaugura primeira fase da requalificação da Mata Municipal este sábado

A Câmara Municipal de Estremoz vai inaugurar a primeira fase da requalificação da Mata...

Novo filme de Marta Mateus vai ser rodado em Estremoz e Borba e procura pessoas da região

A Clarão Companhia está a preparar a rodagem de “Na Graça da Manhã”, novo...

Estremoz: RC3 recebe cerca de 100 jovens por dia no Dia da Defesa Nacional

O Regimento de Cavalaria n.º 3 (RC3), em Estremoz, está a receber cerca de...

Energias renováveis no Alentejo: Diretor da Hyperion fala de investimentos, impactos e compensações (c/vídeo)

Ver entrevista completa Os investimentos em energias renováveis no Alentejo, os impactos ambientais e paisagísticos...