No próximo dia 19 de setembro, Évora será acolhe o evento “Produção Agrícola & Produção Energética: Dois Desafios. Dois Países. Uma Solução.”, que inaugura um ciclo de encontros promovidos pelo projeto transfronteiriço AGROVOLTEP.
O evento, a decorrer no Hotel M’Ar de Ar Muralhas, visa apresentar e discutir soluções inovadoras nos sistemas de produção “agrovoltaica”, que combinam a agricultura com a produção de energia solar.
O evento realiza-se simultaneamente em Portugal, no Alentejo, e em Espanha, na Extremadura, e é direcionado a agentes dos setores agropecuário e energético, incluindo produtores, associações, administrações públicas, empresas e instituições de ensino e investigação.
A agenda inclui a apresentação do projeto AGROVOLTEP, com foco nos seus objetivos, atividades e produtos. Serão também explorados o conceito e os benefícios da produção agrovoltaica, e haverá mesas redondas para discutir a implementação desta tecnologia no Alentejo e na Extremadura. Além disso, o evento promoverá um momento de colaboração informal entre os participantes, com vista ao envolvimento nas atividades piloto do projeto, como a instalação de estações experimentais de agrovoltaica nas duas regiões.
O evento presencial decorre em Évora e em Badajoz, com ligação remota entre as duas localizações, e terá uma versão online transmitida em direto. Os interessados poderão acompanhar através dos canais digitais do projeto, onde será disponibilizado o link de acesso.
O projeto AGROVOLTEP é cofinanciado pelo Programa Interreg POCTEP 2021-2027 da União Europeia e é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Universidade de Évora e Make it Better, em parceria com a Fundação MUSOL, Município de Arroyo de la Luz e Associação Objetivos.