InícioÚltimasÉvora e Beja recebem...

Évora e Beja recebem refugiados

Chegaram nas últimas duas semanas a Portugal 49 refugiados ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, a partir da Turquia.

Os 49 cidadãos, 30 adultos e 19 crianças, da Síria e do Iraque, foram acolhidos em Portugal pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS)/ Plataforma de Apoio aos Refugiados, em Évora, pela Cruz Vermelha Portuguesa em Vila Nova de Gaia, pelo Conselho Português para os Refugiados em Loures, pela Câmara Municipal de Lisboa, pela União das Misericórdias Portuguesas em Beja e Câmara Municipal de Góis.

Os refugiados que chegaram a Portugal encontravam-se na Turquia sob proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e, em novembro do ano passado, integraram a missão de seleção realizada por uma equipa conjunta do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) naquele país.

Esta missão, à semelhança do que sucedeu no Egito, realizou-se na sequência da resposta portuguesa a um pedido da Comissão Europeia, dirigido aos Estados Membros, no sentido de serem reinstaladas na União Europeia, até ao final de 2019, 50 mil pessoas que carecem de proteção internacional. Portugal respondeu ao apelo manifestando disponibilidade para reinstalar até 1010 refugiados que se encontram sob proteção do ACNUR na Turquia e no Egito.

A Reinstalação consiste num processo de seleção e transferência de refugiados, já reconhecidos pelo ACNUR, de um país terceiro considerado o primeiro país de asilo, para outro Estado.

Mais notícias

Reguengos de Monsaraz: Van Zee, Pete Tha Zouk e marchas populares animam sábado nas Festas de Santo António

Reguengos de Monsaraz assinala este sábado, 13 de junho, o Dia de Santo António...

Vila Viçosa: Espólio arqueológico encontrado em 1994 volta a contar a história do Convento das Chagas (c/fotos)

Um conjunto de vestígios arqueológicos recolhidos durante as obras de adaptação do antigo Convento...

Baronia D’Alvito regressa para contar a história da primeira Baronia de Portugal. Veja as imagens da abertura

A Baronia D’Alvito regressou esta sexta-feira à vila de Alvito, numa iniciativa que pretende...

Sousel recebe 18.º Desfile de Marchas Populares com estreia de grupo de Lisboa

O concelho de Sousel volta a celebrar os Santos Populares com a realização do...

Heliporto do Hospital do Litoral Alentejano soma 16 movimentos desde 2025

O heliporto do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), no distrito de Setúbal, registou 16...

Alandroal: Incêndio mobiliza meio aéreo e mais de meia centena de operacionais

Um incêndio deflagrou esta sexta-feira, dia 10 de junho, perto da vila de Alandroal. De...

Construção de nova ponte em Fronteira deve arrancar no segundo semestre

A construção da nova ponte rodoviária sobre a Ribeira Grande, na Estrada Nacional (EN)...

Novo programa incentiva pintura das fachadas do centro histórico de Évora

A Câmara de Évora lançou um programa para incentivar a pintura das fachadas do...

IP lança concurso de 3,8M€ para reabilitar estradas entre Alcácer do Sal e a Comporta

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso público no valor global de 3,8...

Mais visto