Coronavírus? Como detectar um possível caso?

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) divulga no seu site, um conjunto de respostas acerca do novo Coronavírus (2019-nCoV).

Com material de divulgação escrito em três línguas – português, inglês e mandarim – a DGS associa ainda duas perguntas: “Regressou da China?” ou “Contactou com um doente infetado?”

Se se encontra nesta situação acima descrita, a DGS sublinha que deve ligar para a linha SNS 24 – através do número 808 24 24 24 – e informar sobre a sua viagem recente.

No site da DGS, encontra também várias respostas a questões sobre Coronavírus .

Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infecção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia. 

Relativamente a sinais e sintomas, a DGS informa que as pessoas infectadas podem apresentar sinais e sintomas de infecção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória. 

Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

Recorde-se que a DGS emitiu um comunicado ontem, dia 26 de Janeiro, no qual esclarece que o primeiro caso suspeito de infecção por novo Coronavírus (2019-nCoV) em Portugal foi negativo após realização de análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas negativas.

Fonte: SNS.pt