InícioAlentejoAlentejo CentralCIMAC investe 390 mil...

CIMAC investe 390 mil euros em 129 novos abrigos para paragens no Alentejo Central

Os novos equipamentos estão a ser instalados de forma faseada pelos municípios, com o objetivo de melhorar e uniformizar as paragens da rede de transportes públicos.

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) investiu cerca de 390 mil euros na aquisição de 129 novos abrigos para passageiros, destinados às paragens da rede de Transporte Público do Alentejo Central (TPAC).

Os primeiros equipamentos já estão instalados em vários concelhos da região, no âmbito de uma intervenção que pretende modernizar, melhorar e uniformizar as condições das paragens utilizadas pelos passageiros dos transportes públicos.

A aquisição dos 129 abrigos foi realizada através de um concurso público internacional promovido pela CIMAC. A montagem e a instalação dos equipamentos ficam a cargo dos municípios que integram a comunidade intermunicipal.

De acordo com a CIMAC, o processo está a decorrer de forma faseada, seguindo o planeamento definido por cada uma das autarquias.

Novos abrigos terão informação para os passageiros

Em paralelo com a instalação dos equipamentos, a CIMAC está a desenvolver os conteúdos e os suportes de informação que serão colocados nos novos abrigos.

O trabalho inclui a conceção, produção e aplicação de informação destinada aos utilizadores da rede, procurando garantir uma imagem uniforme nas diferentes paragens e disponibilizar indicações claras e acessíveis aos passageiros.

A intervenção pretende melhorar as condições de espera nas paragens, facilitar o acesso à informação sobre o serviço e reforçar a identificação da rede de Transporte Público do Alentejo Central.

Instalação decorre de forma faseada

A modernização das paragens integra o processo de melhoria do serviço público de transporte de passageiros na região.

Segundo a CIMAC, a instalação dos abrigos constitui um processo contínuo, destinado a melhorar progressivamente a experiência dos utilizadores e a qualidade da rede de transportes públicos do Alentejo Central.

Mais notícias

Novo cais do Porto de Sines em consulta pública poderá ter utilização civil e militar

O Porto de Sines quer construir um novo Cais de Carga Geral, que poderá...

Vila Viçosa: Campo de Jogos Pereira Bom, em Bencatel, vai receber novo relvado sintético

O Município de Vila Viçosa consignou esta quarta-feira a empreitada de reabilitação do Campo...

Barrancos: Intervenção de 175 mil euros no estádio municipal concluída

As obras de requalificação do Estádio Municipal de Barrancos, no distrito de Beja, orçadas...

Reprogramação do Fundo Ambiental prevê mais 4 M€ para limpeza de terrenos

A ministra do Ambiente e Energia assinou a reprogramação de verbas do Fundo Ambiental,...

Parque Logístico de Grândola com ‘luz verde’ ambiental prevê iniciar obras em 2027

O futuro Parque Logístico de Grândola recebeu a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável...

Sines ganha peso no mapa dos centros de dados com projeto de 1.200 MW

Sines surge entre os pontos de referência do crescimento dos centros de dados em...

Orçamento Participativo de Moura tem 30 mil euros para propostas sobre acessibilidades

O Orçamento Participativo do Município de Moura para 2026 terá uma dotação global de...

Turismo de Portugal disponibiliza 1 milhão de euros para criar refúgios climáticos

O Turismo de Portugal abriu um concurso com uma dotação de um milhão de...

Rede Expressos cria novas paragens na Comporta, Carvalhal, Melides e Alcácer do Sal

A Rede Expressos vai introduzir, a partir de 1 de setembro, novas paragens na...