InícioÚltimasCâmaras de Avis e...

Câmaras de Avis e Sousel vão construir nova ponte orçada em mais de 1,2Me

As câmaras de Avis e Sousel, no distrito de Portalegre, vão construir uma ponte sobre a ribeira de Alcórrego, num investimento superior a 1,2 milhões de euros, para substituir a anterior, danificada pelas cheias de 2022.

Segundo os dois municípios, num comunicado conjunto publicado nas suas páginas nas redes sociais, esta obra é comparticipada em 60% por fundos comunitários e surge na sequência das cheias de dezembro de 2022, que deixaram a ponte existente “bastante degradada”.

Na nota, consultada hoje pela agência Lusa, as câmaras municipais explicaram que o auto de consignação dos trabalhos já foi assinado e que a obra tem um prazo de execução de 300 dias.

Os municípios de Sousel e Avis celebraram também um protocolo que determina que cada autarquia vai suportar “50% dos encargos” com a construção da ponte, bem como “a totalidade dos encargos com a execução dos acessos rodoviários” localizados no seu território.

A atual ponte está situada na Estrada Municipal (EM) 508, no limite entre os concelhos de Sousel e Avis, junto ao entroncamento para a freguesia rural de Ervedal, concelho de Avis.

“Face às anomalias estruturais, à largura reduzida da via e à insuficiente secção de vazão, torna-se essencial a construção de uma nova ponte e respetivos acessos rodoviários, garantindo maior segurança e funcionalidade”, é referido no comunicado.

Contactado hoje pela Lusa, o presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva, considerou que se trata de um equipamento “extremamente necessário e fundamental” para o concelho que lidera e em particular para os munícipes que circulam naquela estrada.

“Vai oferecer outras condições de segurança a todos aqueles que por ali circulam”, frisou.

Também contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Sousel, Manuel Valério, disse ser fundamental a construção desta ponte, uma vez que a atual encontra-se “numa fase muito avançada de deterioração”.

Além de sublinhar que a nova ponte vai implicar “mais segurança” para os automobilistas, Manuel Valério revelou que tem também em curso uma obra de reabilitação no Caminho Municipal 1086 (CM1086).

Esta via liga a freguesia rural de Cano à Estrada Municipal 508 (EM508), envolvendo a empreitada promovida pela câmara um investimento na ordem dos três milhões de euros.

Mais notícias

Trânsito condicionado na A2 no sentido Algarve-Lisboa na zona de Alcácer do Sal

Autoestrada do Sul está hoje à tarde com o trânsito condicionado na zona de...

BE questiona Governo sobre eventual uso militar de novo cais do Porto de Sines

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre a eventual utilização militar do...

Social-democrata Torres Pereira preside à comissão para comemorações dos 50 anos das autárquicas

O social-democrata Artur Torres Pereira, antigo presidente da Câmara de Sousel e primeiro presidente...

Alentejo 2030 com 1,3M€ para requalificar equipamentos coletivos e espaços públicos

O programa Alentejo 2030 abriu concurso para requalificar equipamentos coletivos e espaços públicos em...

Quatro desalojados em incêndio em duas habitações em Avis

Quatro pessoas ficaram hoje desalojadas devido a um incêndio que danificou três habitações na...

Portel inicia obras do novo Centro de Eventos com investimento de 750 mil euros

As obras do novo Centro de Eventos de Portel já começaram. O equipamento, que...

AMBILITAL lança concurso de 1,1M€ para unidade de pré-compostagem em Ermidas do Sado

A AMBILITAL lançou um concurso público, com o preço base de 1.108.187,50 euros, acrescido...

Câmara de Mértola lança concurso de meio milhão de euros para repor cais do Guadiana após tempestades

A Câmara Municipal de Mértola lançou um concurso público com preço base de 500...

VALNOR lança concurso de 34 milhões para nova unidade de triagem em Avis

A VALNOR lançou um concurso público internacional, com um preço-base de 34 milhões de...