Câmara de Montemor-o-Novo reformula projeto de reabilitação do Convento da Saudação

A Câmara de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, vai reformular o projeto de reabilitação do Convento da Saudação, devido à subida do preço dos materiais de construção e a identificação de “novas necessidades” para a obra.

A nova candidatura a fundos comunitários para o financiamento da empreitada de reabilitação será entregue pelo município “no princípio do [próximo] ano, até final de fevereiro”, revelou hoje o presidente da autarquia, Olímpio Galvão.

O autarca falava aos jornalistas à margem de uma visita da ministra da Cultura ao convento, a propósito da conclusão das obras de escoramento, num investimento de 1,6 milhões de euros, financiadas pelo Fundo de Salvaguarda do Património Cultural.

Olímpio Galvão realçou que o convento, que é a “casa” do projeto cultural O Espaço do Tempo, do coreógrafo Rui Horta, situado no castelo da cidade, “foi mesmo salvo com esta intervenção” e fica agora “preparado para uma grande intervenção de fundo”.

“Temos um grande projeto em mãos. É, possivelmente, o maior investimento de sempre, com apoio [de fundos comunitários], no concelho de Montemor-o-Novo”, sublinhou.

Segundo o autarca, o procedimento para os trabalhos de reabilitação, lançado em junho do ano passado, teve que ser revisto, pois “a maior parte dos empreiteiros apresentava preços diferentes daqueles que foram lançados no concurso”.

“Era estranho aparecer apenas um concorrente e com um preço muito baixo. Por isso, resolvemos rever todo o procedimento, também porque, no decorrer destas obras, descobriram-se novas necessidades para o projeto”, realçou.

Olímpio Galvão indicou que o investimento na reabilitação do imóvel vai passar de 4,1 milhões de euros para 5,5 milhões, pelo menos, admitindo que, com a “revisão de preços”, devido aos custos dos materiais, o valor ainda possa subir para “mais de seis milhões”.

Também o prazo de execução da empreitada deverá ir além dos 730 dias do anterior concurso, já que foram feitas “descobertas” no edifício do convento, como frescos e outras, devendo as obras durar “cerca de quatro anos”, assinalou.

Já a ministra da Cultura, Graça Fonseca, apontou que o projeto de reabilitação do Convento da Saudação “tem tudo o que está certo”, por permitir uma “ligação extraordinária entre o património cultural e a criação artística”.

“É um projeto de património cultural e de ocupação por um espaço de criação e programação, que traz criadores nacionais e internacionais, e está num território extraordinário que precisa de âncoras culturais”, afirmou.

A governante defendeu que “intervir no património cultural deve ser uma prioridade”, já que pode servir como “âncora cultural e artística e também de desenvolvimento territorial e de coesão território”.

“Quando um projeto, como O Espaço do Tempo, se instala num convento como este esse, é um sinal que estamos a dar de como é possível e desejável que o património cultural ser reabilitado, não apenas para o visitarmos, porque é bonito, mas também porque são espaços para serem ocupados pela criação cultural”, vincou.

Classificado como Monumento Nacional, o imóvel foi alvo destas obras de reforço estrutural depois de, em outubro de 2018, ter ruído parcialmente a abóbada de uma das salas do convento, o que obrigou o projeto cultural O Espaço do Tempo a mudar-se para outras instalações.

O Convento de Nossa Senhora da Saudação pertenceu à Ordem Dominicana e acolheu sempre grande número de religiosas, até que, no século XIX, foi ocupado pelo Estado, que aí instalou um asilo (até aos anos 60 do século XX).

Veja também:

Montemor-o-Novo: Espetáculo mostra “trabalho invisível” dos migrantes

O Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, distrito de Évora, recebe em novembro o espetáculo...

Montemor-o-Novo: Gruta do Escoural encerrada para manutenção até 01 de dezembro

A Gruta do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora, vai estar encerrada...

Hotel de Montemor-o-Novo eleito pela sexta vez o melhor hotel vínico da Europa

O hotel de cinco estrelas L’AND Vineyards, situado em Montemor-o-Novo, voltou a ser distinguido...

Projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis abrange quatro concelhos do Alentejo

Beja, Cuba, Montemor-o-Novo e Odemira integram o projeto-piloto do Governo para controlo da população...

Incêndio em Montemor-o-Novo arde há quatro meses e Câmara prevê concluir trabalhos esta semana

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo prevê que os trabalhos de extinção do incêndio na...

O Espaço do Tempo com candidaturas abertas a bolsas de criação de 25 mil euros cada

A estrutura cultural O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, tem...

Outubro chega com música, literatura e experiências culturais na programação da Évora_27

A literatura, a música, a performance e a relação entre criação artística e território...

Uma noite entre vinhas fecha o verão na Quinta da Plansel, em Montemor-o-Novo

As vinhas da Quinta da Plansel, em Montemor-o-Novo, recebem este sábado a After Summer...

Montemor-o-Novo: Colisão entre dois pesados e um ligeiro de mercadorias provoca três feridos

Uma colisão entre dois veículos pesados e um ligeiro de mercadorias teve lugar na...