Ponte de Sor: Com ‘Platisor’ o conhecimento avançou e obtivemos outras ferramentas de gestão”

O Teatro Cinema de Ponte de Sor foi palco, esta sexta-feira, de um seminário que teve como tema de destaque a gestão do Montado de Sobro.

Este evento foi promovido pela AFLOSOR – Associação de Produtores Agro-Florestais da Região de Ponte de Sor, no âmbito do GO PLATISOR, projeto que decorre desde 2019 e terminará no final deste ano.

Neste seminário foram demonstrados os melhores métodos para a gestão do Montado de Sobro com ataques de plátipo na região do Sor.

Na sessão de abertura, João Goes, presidente da AFLOSOR, explicou que o projeto “PLATISOR é um projeto de investigação que estuda uma importante praga dos sobreiros, ‘Platypus cylindrus’”, acrescentando que “o projeto é financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, e enquadra-se na ação dos grupos operacionais, onde se desenvolvem parcerias em torno de planos de ação inovadores e procuram-se respostas a problemas concretos, nomeadamente a produção agroflorestal e agroindustrial, dessa forma contribuindo para a obtenção de novo conhecimento acessível a todos os interessados.”

João Goes, disse ainda que “ao longo do projeto a equipa concentrou os seus estudos em várias propriedades da região de Ponte de Sor, com o objetivo de estudar a distribuição da praça ‘Platypus cylindrus’ e a sua ecologia, bem como, estudar o eixo de controlo, nomeadamente técnicas de armadilharem no campo”.

O responsável conclui realçando que “valeu a pena [a realização do projeto], ainda que não se tenham resolvido os problemas causados pela praga, mas o conhecimento avançou e obtivemos outras ferramentas de gestão”.

Nesta sessão de abertura falou ainda Nuno Canada, do INIAV, que destacou este tipo de parceria, referindo que “o INIAV tem muitos projetos em curso nas várias fileiras, com modelos de parceria muito diferentes e este modelo de parceria, é aquele que consideramos mais adequados para conseguir transferir os resultados para os utilizadores, técnicos, produtores e agricultores.”

Nuno Canada deixou claro que “este modelo de parceria parte do problema e depois constrói-se o projeto à medida desse problema para conseguimos estar muito centrados em encontrar soluções concretas e, por isso, nós queremos que este modelo de parceria continue, pois, sabemos que os tempos que aí vêm serão tempos difíceis, em que precisamos de mais inovação e conhecimento, o conhecimento que temos atualmente ainda não é suficiente, para combater as alterações climáticas e as pragas.”

O presidente do INIAV disse que acredita que “este seminário é apenas uma etapa e que vai ter outras etapas e para isso temos de ser capazes de nos organizar e apresentar candidaturas aos instrumentos que estão a surgir”, concluindo que “o INIAV está totalmente disponível para continuar a trabalhar neste problema e em novos que possam surgir”.

Veja também:

Em Ponte de Sor, MAI anuncia aumento de 8,2% no apoio aos bombeiros e criação de mais de 110 equipas de intervenção permanente

O ministro da Administração Interna, Luís Neves, anunciou este sábado, em Ponte de Sor,...

Em Ponte de Sor, Liga dos Bombeiros exige estabilidade nos pagamentos e prepara mudanças no financiamento das corporações

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, defendeu este sábado, em Ponte...

Bombeiros do Distrito de Portalegre alertam para prejuízos no transporte de doentes e admitem que reivindicações

O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Portalegre, Manuel Marçal Lopes, alertou...

Câmara de Ponte de Sor quer reforçar apoio aos bombeiros e espera criação de terceira equipa de intervenção permanente

O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Rogério Alves, garantiu este sábado,...

Ponte de Sor celebrou 100 anos dos Bombeiros Voluntários e o Dia Distrital do Bombeiro (c/fotos)

A cidade de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, recebeu este sábado, 31...

Candidaturas abertas até sábado ao Prémio Literário José Luís Peixoto em Ponte de Sor

A 19.ª edição do Prémio Literário José Luís Peixoto vai distinguir, este ano, trabalhos...

Estudo da UÉvora defende melhor gestão e políticas públicas para montado e ‘dehesa’

Um estudo da Universidade de Évora (UÉvora) considera que a sustentabilidade do montado e...

Bienal Internacional do Alentejo abre candidaturas a artistas de todo o mundo a 1 de novembro

A terceira edição da Bienal Internacional do Alentejo (BIALE_27) abre candidaturas a 1 de...

Circulação alternada na EN244 nos concelhos de Avis e Ponte de Sor

O trânsito vai circular de forma alternada num troço da Estrada Nacional 244 (EN244)...