Incêndios: Agricultores de Odemira e Monchique já podem reportar prejuízos

Os agricultores afetados pelo incêndio nos concelhos de Odemira e Monchique já podem reportar os prejuízos causados, para avaliar a possibilidade de acionar eventuais apoios, anunciou hoje o Ministério da Agricultura.

Em comunicado, o Governo avança que este reporte deve ser feito nas páginas de internet da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAP Alentejo) e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve) ou, em alternativa, nas instalações das entidades.

O Ministério da Agricultura garante estar “a acompanhar a situação, através das duas direções regionais, que farão o levantamento das perdas, de modo a avaliar a possibilidade de acionar eventuais apoios”.

O fogo que deflagrou na tarde de quarta-feira em Odemira, no distrito de Beja, estendeu-se ao concelho de Monchique, no Algarve, e envolveu mais de 650 operacionais e nove meios aéreos no seu combate, segundo fonte da Proteção Civil.

As chamas já obrigaram a retirar 17 pessoas nos concelhos de Odemira, Monchique e Silves e provocaram um ferido grave, um civil de 20 anos que sofreu queimaduras e foi transportado para o hospital, tendo ainda um bombeiro sido assistido no local, por ter sofrido uma entorse, segundo a mesma fonte.

Veja também:

Redondo atribui Prémio Literário Hernâni Cidade à obra “Paz em lume brando”

A obra “Paz em lume brando”, de Joana Sofia Barbosa dos Santos, de Vila...

Alentejo tem os apartamentos com avaliação bancária mais baixa do país. Metro quadrado custa 1.739 euros

O Alentejo registou, em setembro de 2026, o valor mediano de avaliação bancária mais...

Évora recebe espetáculo onde a esferovite ganha vida em palco nos dias 29 e 30 de outubro

O artista italiano Andrea Salustri apresenta o espetáculo “Matéria”, no Salão Central Eborense, em...

Vila Viçosa recebe lançamento de edição fac-similada da Crónica do Condestável de 1526

A Fundação da Casa de Bragança vai apresentar, no próximo dia 7 de novembro,...

Sines recebe festival internacional de cinema com 128 filmes de 25 países e homenagem a Joaquim de Almeida

A cidade de Sines, no litoral alentejano, vai receber, entre os dias 4 e...

Sabores de outono chegam à mesa em Marvão com veado, castanhas e cogumelos

O outono também se descobre à mesa e, em Marvão, a chegada dos dias...

Modernização do regadio do Roxo e integração de 2.329 hectares em consulta pública

O projeto de modernização e re-delimitação do Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo, que abrange os...

Portugal consegue alterações na nova PAC e garante que agricultores reformados não perdem apoios

O Conselho de Agricultura e Pescas da União Europeia aprovou, por unanimidade, uma posição...

Procura de casas para arrendar cai até 30% no Alentejo, mas Beja e Évora continuam entre as cidades com mais interessados

Beja e Évora registaram uma média de 27 e 24 contactos por anúncio de...