Governo entregou em Elvas a medalha de mérito cultural a António Victorino d’Almeida

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, entregou hoje a medalha de mérito cultural ao maestro e compositor António Victorino d’Almeida por “uma vida dedicada à música“.

Segundo uma nota do Ministério da Cultura a propósito da distinção, hoje em Elvas, onde o compositor estreou o ciclo de canções para a Europa “Gaudeamus”, a medalha foi atribuída “em reconhecimento do inestimável trabalho de uma vida dedicada à música e ao seu ensino e divulgação, tanto a nível nacional como internacional, difundindo pelo mundo a arte e a cultura portuguesas, num percurso de mais de 60 anos“.

António Victorino d’Almeida nasceu em Lisboa, em 1940, tendo iniciado os estudos musicais com Marina Dewander Gabriel e mais tarde estudado piano com Fernando Leitão, composição com Artur Santos e Joly Braga Santos e História da Música com Maria Augusta Barbosa, segundo a biografia disponível no Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa.

Depois de concluir o curso de piano no Conservatório Nacional, com 19 valores, conseguiu uma bolsa do Instituto da Alta Cultura para prosseguir estudos em Viena, “onde aperfeiçoou a sua técnica de concertista com Wladislav Kedra e Dieter Weber”.

“Dedicou-se ao estudo da composição com Karl Schiske, tendo obtido o diploma final do Curso de Composição com a máxima classificação por distinção e unanimidade, o que lhe garantiu o prémio do Ministério da Cultura da Áustria por ter sido o melhor aluno finalista de cada ano“, segundo a mesma biografia, que salienta que Victorino d’Almeida obteve depois uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para estudar música contemporânea, música eletrónica e direção de orquestra.

O Ministério da Cultura recorda que, “para além de pianista, compositor e maestro, Victorino d’Almeida é ainda autor da adaptação para teatro musicado da obra ‘A Relíquia’, de Eça de Queirós, entre outras bandas sonoras que compôs para o Grupo A Barraca (como ‘O Inspetor Geral’, ‘D. Maria, A Louca’, e ‘Menino de Sua Avó’, entre outras), tendo ainda realizado o filme ‘A Culpa’“.

Distinguido na Áustria e em França, António Victorino d’Almeida recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente da República Jorge Sampaio, em 2005.

Veja também:

Câmara de Elvas quer contratar seis guardas-noturnos para vigilância na cidade

A Câmara de Elvas, no distrito de Portalegre, pretende contratar seis guardas-noturnos para “assegurar...

Pecuária extensiva no Alentejo em debate em Elvas com foco na biossegurança e bem-estar animal

A pecuária extensiva no Alentejo estará em destaque numa sessão técnica que decorrerá na...

Turismo brasileiro vê no Alentejo oportunidades para aumentar vendas e estadias

O Alentejo poderá integrar novos programas de viagens comercializados no Brasil, com propostas que...

Alentejo recebeu operadores que decidem quais os destinos vendidos aos turistas brasileiros

O Alentejo recebeu cerca de 80 operadores turísticos brasileiros no âmbito da Convenção Nacional...

Universidade de Portalegre estuda regeneração de solos face a acidentes meteorológicos

Um projeto que visa a redução da mobilização dos solos, utilizando sementeira direta e...

Câmara de Elvas promove campanha para incentivar compras no comércio local

A Câmara de Elvas, no distrito de Portalegre, vai promover uma campanha para apoiar...

Alentejo recebe operadores turísticos do Brasil com agenda em Elvas, Évora, Monsaraz e Beja

O Alentejo recebe, entre 19 e 23 de outubro, a Convenção da Associação Brasileira...

De Berlim para o Alentejo: Recuperou uma herdade e criou um espaço para artistas

Em 2021, Shermin Voshmgir deixou Berlim e veio viver para Portugal. Em Varche, no...

Elvas: Homem detido para cumprir pena de prisão por arma proibida

Um homem de 42 anos, residente em Elvas, foi detido pela PSP no dia...