ANACOM começa por Évora a fiscalizar equipamentos de rádio e de comunicações eletrónicas no mercado

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou hoje o lançamento de uma campanha, até ao final do ano, de fiscalização dirigida aos operadores económicos que vendem equipamentos de rádio e de comunicações eletrónicas no mercado.

A campanha, designada “Pare, verifique e venda em conformidade”, será de âmbito nacional e começará pelas regiões de Braga, Castelo Branco e Évora, abrangendo ainda as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

“Serão fiscalizados nesta campanha todos os equipamentos de comunicações eletrónicas, com ou sem fios, como por exemplo routers, auriculares, auscultadores, colunas áudio, consolas de jogos, comandos, telefones, telemóveis, televisões, drones e brinquedos telecomandados, por exemplo”, refere a Anacom em comunicado.

Em anteriores ações de fiscalização a ANACOM tem constado que existe ainda uma reduzida literacia na comercialização deste tipo de equipamentos, o que se traduz na existência de muitas desconformidades entre a situação que se vive no terreno e as obrigações previstas na legislação, designadamente no Decreto-Lei n.º 57/2017, de 9 de junho, e no Decreto-Lei n.º 31/2017, de 22 de março.

Impõe-se por isso desenvolver esta atividade, aproveitando para sensibilizar os agentes económicos envolvidos.

Isto porque, de acordo com o regulador, as desconformidades “podem resultar prejuízos para os consumidores, que poderão não poder usufruir devidamente dos equipamentos adquiridos, uma vez que os mesmos podem apresentar falhas de funcionamento e/ou provocarem interferências noutros aparelhos, impedindo o seu normal funcionamento. Esta última situação poderá até revestir-se de gravidade, nos casos em que as interferências impactem equipamentos médicos ou radares de aviação, por exemplo”.

Esta campanha de fiscalização terá início ainda durante o mês de maio, junto de distribuidores que disponibilizam estes equipamentos, para verificação das obrigações que estes têm de cumprir.

Veja também:

Terra voltou a tremer esta quarta-feira próximo de Évora

Um sismo de magnitude 1,6 na escala de Richter foi registado na madrugada desta...

Governo condecora GNR de Évora com Medalha de Ouro e destaca operações contra o tráfico de droga e burlas

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi distinguido pelo Governo...

Gonçalo Sousa leva «A Harmónica Erudita» a Évora esta sexta-feira

O músico Gonçalo Sousa apresenta, no dia 30 de outubro, no Armazém 8, em...

Patrícia Raposinho fala de educação e negócios em Évora no VÄLIDO Talks

Patrícia Raposinho, professora de formação e empresária responsável pelo Petit Enfant e pela Eborlândia,...

Évora reúne nove especialistas para debater o futuro da educação nos 40 anos da Lei de Bases

O Palácio de Dom Manuel, em Évora, recebe esta quinta-feira, 29 de outubro, um...

Universidade de Évora testa variedades de alfarrobeira adaptadas ao clima do Alentejo

Investigadores da Universidade de Évora (UÉvora) estão a testar 10 variedades portuguesas de alfarrobeira...

Évora recebe workshop sobre avaliação de impacto social de projetos

A Fundação Eugénio de Almeida promove, no dia 5 de novembro de 2026, em...

Morreu Danny Gonçalves, ex-jogador do Lusitano de Évora, aos 25 anos

Daniel Gonçalves, conhecido no futebol como Danny, antigo jogador do Lusitano de Évora, morreu...

Évora 2027 prepara legado cultural para além da Capital Europeia da Cultura com projetos no património e na criação artística

A requalificação de espaços culturais, a sustentabilidade ambiental, a criação de projetos artísticos e...