Covid-19: Marcelo recebeu Conselho de Reitores para ouvir preocupações sobre o ensino superior

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu ontem o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas para ouvir as suas preocupações e refletir sobre o papel do ensino superior, segundo uma nota da Presidência da República.

“O Presidente da República recebeu, em audiência coletiva no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), para se inteirar da atual situação do ensino superior, ouvir as suas preocupações, e refletir sobre o papel que este setor pode ter na recuperação do país e no seu desenvolvimento integrado“, lê-se no texto.

De acordo com esta nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, com este encontro, que não foi previamente divulgado, “o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa quis manifestar apreço pelo contributo que as universidades têm dado ao país e manifestar o reconhecimento pela sua missão fundamental“.

Estiveram reunidos com o Presidente da República os reitores das universidades de Coimbra, de Lisboa, do Porto, Nova de Lisboa, de Aveiro, do Minho, de Évora, do Algarve, de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Beira Interior, Aberta, Católica, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, do Instituto Universitário Militar, e ainda, por videoconferência, das universidades dos Açores e da Madeira.

No plano de desconfinamento do Governo, a retoma das aulas presenciais para os alunos do ensino superior está prevista para 19 de abril.

A reabertura gradual de atividades e estabelecimentos encerrados para conter a propagação da covid-19 teve início em 15 de março e está dividida em quatro fases, até 03 de maio.

No entanto, as medidas poderão ser revistas em função do índice de transmissão (Rt) do vírus SARS-CoV-2 e do número de novos casos diários de infeção por 100 mil habitantes em Portugal.

Em Portugal, já morreram perto de 17 mil pessoas com covid-19 e foram contabilizados até agora mais de 827 mil casos de infeção com o novo coronavírus que provoca esta doença, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Veja também:

Estudo da UÉvora defende melhor gestão e políticas públicas para montado e ‘dehesa’

Um estudo da Universidade de Évora (UÉvora) considera que a sustentabilidade do montado e...

Universidade de Évora assina protocolo de colaboração na China com duas universidades

A Universidade de Évora (UÉvora) assinou um acordo de cooperação com duas universidades na...

Cadastro predial no Alentejo e futuro da topografia em debate este sábado em Évora

A integração cadastral nos municípios do Alentejo e a aplicação da legislação relativa à...

Detidos pais suspeitos de maus-tratos a filho de 3 anos em Vendas Novas

Os pais de um menino de 3 anos foram detidos por suspeitas de maus-tratos...

Ordem dos Médicos alerta para falta de ortopedistas no hospital de Évora

A Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje para a falta de ortopedistas no hospital...

Universidade de Évora promove caminhada gratuita dedicada à saúde mental

A Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora promove, no dia...

Turismo brasileiro vê no Alentejo oportunidades para aumentar vendas e estadias

O Alentejo poderá integrar novos programas de viagens comercializados no Brasil, com propostas que...

Alentejo recebeu operadores que decidem quais os destinos vendidos aos turistas brasileiros

O Alentejo recebeu cerca de 80 operadores turísticos brasileiros no âmbito da Convenção Nacional...

«Consegui pôr um travão na obsessão»: Inês Gentil Neves fala dos limites da competição

Ver episódio completo Uma festa de aniversário com familiares e amigos levou Inês Gentil Neves...