Castro Verde: Ministra destacou o “investimento público que depois vai fomentar investimento privado”

Um investimento total “de 1.800 milhões de euros”, dos quais “mais de mil milhões” são apoios comunitários, está “aprovado e em execução” em projetos de desenvolvimento urbano sustentável pelo país, revelou hoje o Governo.

Os números foram hoje adiantados, em Castro Verde, no distrito de Beja, pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, durante uma visita a diversos projetos em execução naquela vila alentejana, com apoios de fundos europeus.

Questionada pela agência Lusa, a ministra revelou que, “no âmbito do Portugal 2020 e através dos programas operacionais regionais”, o Governo tem dado “prioridade a projetos de desenvolvimento urbano”.

E, nesta área, têm sido abrangidas três vertentes, indicou Ana Abrunhosa, precisando os projetos de regeneração urbana, de requalificação de bairros sociais e de mobilidade urbana sustentável.

“Temos aprovado e em execução um investimento de 1.800 milhões de euros, no desenvolvimento urbano, com apoios comunitários de mais de mil milhões de euros”, disse.

O que significa que “o valor que estava programado para a regeneração urbana está totalmente comprometido”, até porque o país já se encontra “na fase final do atual quadro comunitário, do Portugal 2020”.

E, para o próximo período de fundos comunitários, a aposta não vai mudar: “O desenvolvimento urbano sustentável continuará a ser uma prioridade”, no quadro 2020-2030.

Na deslocação a Castro Verde, Ana Abrunhosa visitou três projetos cofinanciados pelo Programa Operacional Regional Alentejo 2020, como as instalações do Centro de Artes e Viola Campaniça, promovido pela câmara, num investimento a rondar os 600 mil euros, que ainda não está concluído.

A requalificação de uma rua no centro da vila, que custou à volta de 400 mil euros e está pronta, e as obras da futura Residência Autónoma da CERCICOA, num investimento desta instituição particular de solidariedade social, de cerca de 360 mil euros, foram os outros projetos alvo de atenção.

“Estes projetos de investimento, que têm financiamento de fundos europeus, foram uma escolha certa”, porque “melhoram a qualidade de vida da população” e trata-se de “investimento público que depois vai fomentar investimento privado”, realçou a ministra, aludindo à requalificação da rua.

Quanto ao centro dedicado à viola campaniça, é um exemplo de uma iniciativa que valoriza a cultura e que vai envolver os jovens, “iniciando-os numa arte”, afirmou.

Já o presidente da câmara, António José Brito, assinalou que o município tem investimentos “concluídos, em curso ou prestes a iniciar-se na ordem dos 10,8 milhões de euros”, incluindo os de hoje.

E aproveitou para criticar a burocracia que os municípios enfrentam e que levam à perda de tempo: “Os procedimentos dentro das autarquias locais e, em geral, no Estado são muito morosos, muito trabalhosos e retardam muito a concretização dos objetivos que temos”.

Como exemplo, o autarca apontou a requalificação da escola secundária local, que “há mais de 25 anos precisa de obras” e cuja empreitada, de 3.150.000 euros, deve arrancar este verão, mas em cujo projeto o executivo “está a trabalhar há praticamente três anos”.

António José Brito defendeu que é preciso, “de uma vez por todas”, quer no plano da contratação pública, quer no plano legal, “agilizar os processos”, para “conseguir executar financeiramente e dar respostas às pessoas nos diferentes territórios”.

Veja também:

Empresas do Baixo Alentejo vão receber estagiários brasileiros após acordo estabelecido em missão ao Brasil

O NERBE/AEBAL vai avançar com uma primeira bolsa de seis estágios para estudantes brasileiros...

AMCAL prevê investir mais de meio milhão em prensas para gestão de resíduos

A AMCAL — Associação de Municípios do Alentejo Central lançou um concurso público internacional...

AMBILITAL lança concurso de 1,87 milhões para explorar aterro de Ermidas-Sado durante três anos

A AMBILITAL lançou um concurso público com um preço base de 1,87 milhões de...

Castro Verde entra na rede FlixBus e Évora ganha novas ligações ao Porto e Coimbra

Visitar Coimbra, passar uns dias no Porto ou chegar ao Aeroporto de Faro são...

Mora: Reparação de 117 mil euros da Ponte da Amizade perto do fim

A reparação da Ponte da Amizade, na Estrada Municipal 501-1, no concelho de Mora,...

Nova ponte entre Sousel e Avis abre ao trânsito esta terça-feira

A nova ponte sobre a Ribeira do Alcôrrego, na Estrada Municipal 508 (EM 508),...

Reabilitação de captações de água em Serpa e Moura volta a concurso por 2,9 milhões de euros

A AgdA — Águas Públicas do Alentejo lançou um novo concurso público para a...

Vila Viçosa poderá receber novos hotéis em Santa Cruz e nos Capuchos. Grupos portugueses interessados em investir

Vila Viçosa poderá receber novas unidades hoteleiras nos próximos anos, com grupos portugueses a...

Castro Verde: Estudo sobre circulação rodoviária na vila vai avançar

A Câmara de Castro Verde, no distrito de Beja, vai avançar com um estudo...