GNR apreendeu mais de 1 tonelada de ameijoa viva em Montemor-o-Novo

A Guarda Nacional Republicana, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Setúbal, no dia 26 de janeiro, apreendeu mais 1 600 quilos de amêijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum) e 550 quilos de pé-de-burrinho (Chamelea gallina) avaliados em cerca de 18 000 euros, em Montemor-o-Novo.

Segundo a informação disponibilizada pela GNR, “no âmbito de uma ação de fiscalização a viaturas de mercadorias, os militares da Guarda identificaram um homem de 41 anos que transportava os bivalves num veículo, sem se fazer acompanhar do documento de registo de moluscos e bivalves vivos, o qual é essencial para determinar a sua proveniência e qualidade a nível higiossanitário.”

“No decorrer das diligências policiais foi elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode ascender até 44 890 euros. Os bivalves, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural”, acrescenta ainda a GNR.

Esta ação contou com o reforço da Unidade Nacional de Trânsito (UNT) e do Destacamento de Trânsito (DT) de Évora.

A GNR relembra que “a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.”

Veja também:

Governo condecora GNR de Évora com Medalha de Ouro e destaca operações contra o tráfico de droga e burlas

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi distinguido pelo Governo...

Fiscalização a oficinas em Sines resulta em 15 autos por infrações ambientais

Uma ação conjunta da GNR e da Autoridade Tributária, realizada a 26 de outubro...

GNR detém homem de 31 anos por caçar sem licença de uso e porte de arma em Moura

Um homem de 31 anos foi detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no concelho...

Montemor-o-Novo: Gruta do Escoural encerrada para manutenção até 01 de dezembro

A Gruta do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora, vai estar encerrada...

Homem de 42 anos fica em prisão preventiva por violência doméstica contra ex-namorada em Arraiolos

Um homem de 42 anos ficou em prisão preventiva por suspeitas da prática de...

Homem de 57 anos morre esmagado por carro em Portalegre

Um homem, de 57 anos, morreu hoje na Azinhaga da Quinta do Galo, concelho...

GNR apreende mais de 280 quilos de pinhas em Sines e identifica dois homens

Dois homens, de 22 e 34 anos, foram identificados pela Guarda Nacional Republicana (GNR),...

Sousel:  GNR deteve duas pessoas suspeitas de furtarem um cão

Um homem e uma mulher foram detidos pela GNR em flagrante delito por “fortes...

Detidos pais suspeitos de maus-tratos a filho de 3 anos em Vendas Novas

Os pais de um menino de 3 anos foram detidos por suspeitas de maus-tratos...