Despovoamento e perda de riqueza leva Municípios de Moura, Mourão e Barrancos a pedir audiências com Governo e Grupos Parlamentares

O despovoamento e a perda de riqueza levou os Municípios de Moura, Mourão e Barrancos a solicitarem audiências com o Primeiro-Ministro, Ministro do Ambiente, Ministro da Agricultura e a todos os Grupos Parlamentares, com o intuito de ser apresentado o contributo formal destes três municípios no que toca à gestão sustentada da Zona de Proteção Especial Mourão/Moura/Barrancos.

De acordo com a nota enviada, os Municípios indicam que “foram auscultados o ICNF, a DRAPAL, a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos e a Cooperativa Agrícola de Granja – Amareleja. A referida ZPE bem como o Sítio Moura/Barrancos foram constituídos, respetivamente, pelo Decreto-Lei n.º 384-B/99, de 23 de Setembro e pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 76/2000, de 5 de julho. No seu conjunto, correspondem a uma área de 90.203 hectares nos municípios de Moura, Barrancos, Mourão e Serpa.”

“Os municípios abrangidos pelas áreas anteriormente referidas, numa ação concertada, pretendem que o Governo, tendo em conta o valor ambiental, cultural e económico deste espaço, tenha uma atenção particular, para com o mesmo. Este pedido surge uma vez que os municípios temem que a manter-se a atual situação de degradação ambiental, o modo de produção agrícola, a não monitorização dos bens patrimoniais e consequente despovoamento, se esteja a caminhar inevitavelmente para a irreversível perda de riqueza”, refere ainda o comunicado.

Os municípios de Moura, Mourão e Barrancos alertam assim para “a necessária mudança de paradigma e disponibilizam-se para participar num modelo de gestão de proximidade que tenha em conta os eleitos locais e cumpra a missão de contribuir para o impulso da atividade agrícola nestes “sítios”, garantindo sustentabilidade económica e ambiental do território, interesses perfeitamente conciliáveis.”

Veja também:

GNR detém homem de 31 anos por caçar sem licença de uso e porte de arma em Moura

Um homem de 31 anos foi detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no concelho...

Reabilitação de captações de água em Serpa e Moura volta a concurso por 2,9 milhões de euros

A AgdA — Águas Públicas do Alentejo lançou um novo concurso público para a...

Em Mourão, Associação Nacional de Municípios Portugueses pronuncia-se sobre o Orçamento do Estado

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) deu um parecer globalmente positivo à proposta...

Museu da Luz é caso de estudo em projeto europeu de digitalização e preservação do património

O Museu da Luz, no concelho de Mourão, é o caso de estudo de...

Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos estima aumento de azeitona acima de 10%

A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB) estima receber este ano cerca de...

Mourão instala Conselho Municipal de Saúde para melhorar acesso aos cuidados

O Município de Mourão instalou, no dia 14 de outubro, o Conselho Municipal de...

PSP apreende duas máquinas de jogo e 177 euros em estabelecimentos de Moura

A PSP apreendeu duas máquinas de jogo e 177 euros em moedas durante uma...

Caçador detido em Mourão por suspeita de exceder limite de abate de coelhos

Um homem de 66 anos foi detido pela GNR, no dia 15 de outubro,...

Câmara de Moura abre candidaturas a 16 bolsas de estudo de 200 euros por mês

A Câmara Municipal de Moura abriu as candidaturas a 16 bolsas de estudo para...