Município Moura vai investir mais de 128 mil euros na requalificação das ruas da cidade

Num investimento que ascende aos 128.366,68 euros, o Município de Moura, no distrito de Beja, irá avançar com o projecto de requalificação da Rua do Poço e da Rua dos Ourives, em Moura. Este projecto foi alvo de apresentação de candidatura ao Programa Operacional Alentejo 2020, e que agora foi aprovado.

Este projecto na estratégia do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e conta com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

As duas ruas que irão ser intervencionadas possuem actualmente calçada de pedra irregular, apresentando muitas deformações, o que dificulta a drenagem das águas, bem como a mobilidade de pessoas, particularmente as mais idosas.

A intervenção a levar a cabo prevê, por isso, a colocação de calçada, a existência de uma zona central com uma fiada de dois cubos de granito, o que beneficiará o sistema de drenagem e o encaminhamento das águas para um sumidouro transversal a criar na Rua do Poço. Na Rua dos Ourives está projetada a substituição da caldeira existente – que não está a funcionar em pleno – por uma caldeira em laje de granito perfurado. Tendo em conta o perfil muito reduzido desta artéria, especialmente entre a Rua 1.º de Dezembro e a Rua do Poço, irá ser colocada, uma extensão em laje de granito amarelo. No restante percurso até à Rua Conselheiro Augusto de Castro, será implementada a mesma ideia de eixo central com dois cubos de granito e calçada em ambos os lados.

Ainda no decurso desta intervenção está prevista a remoção de todas as infraestruturas eléctricas e de telecomunicações existentes junto às fachadas, à semelhança do que foi feito na Mouraria. Também a luminária será substituída por equipamentos reconhecidos pela EDP, o que irá reduzir os custos de manutenção, dos mesmos. Um dos objectivos é que, num futuro próximo, luminária igual à que será instalada na Rua do Poço e na Rua dos Ourives, seja colocada em todo o centro histórico da cidade.

Veja também:

GNR detém homem de 31 anos por caçar sem licença de uso e porte de arma em Moura

Um homem de 31 anos foi detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no concelho...

Reabilitação de captações de água em Serpa e Moura volta a concurso por 2,9 milhões de euros

A AgdA — Águas Públicas do Alentejo lançou um novo concurso público para a...

Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos estima aumento de azeitona acima de 10%

A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB) estima receber este ano cerca de...

PSP apreende duas máquinas de jogo e 177 euros em estabelecimentos de Moura

A PSP apreendeu duas máquinas de jogo e 177 euros em moedas durante uma...

Câmara de Moura abre candidaturas a 16 bolsas de estudo de 200 euros por mês

A Câmara Municipal de Moura abriu as candidaturas a 16 bolsas de estudo para...

Câmara de Moura limpa Ribeira da Perna Seca para reduzir risco de inundações

A Câmara Municipal de Moura está a realizar trabalhos de limpeza na Ribeira da...

Alqueva recebe última etapa do Circuito de Vela em Águas Interiores

A Estação Náutica de Moura-Alqueva vai receber, nos dias 17 e 18 de outubro,...

Gala “Moura com Valor” distingue alunos e voluntários a 16 de outubro

A Câmara Municipal de Moura vai distinguir alunos, voluntários, entidades solidárias e profissionais das...

Nova ETAR de Moura volta a concurso com subida no preço base para cerca de 7 milhões de euros

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Moura voltou a concurso...