Casa do Alentejo recebe apresentação do livro sobre Santa Bárbara de Padrões

A Casa do Alentejo, em Lisboa, recebe este sábado, pelas 15h30, a apresentação do livro “Santa Bárbara de Padrões – A Identidade de uma Freguesia”, e que será um momento de celebração dedicado ao Alentejo e ao cante alentejano, espelhado na característica comunidade que é abordada na obra.

O evento colocará em destaque uma pequena aldeia, situada no concelho de Castro Verde: Santa Bárbara de Padrões, sede de freguesia. Uma aldeia ficou conhecida por ser o local onde foram encontradas milhares de Lucernas, deixadas nos tempos da ocupação romana e que constituem a maior descoberta do género em toda a Europa. Terra de agricultores e mineiros, freguesia onde se situam as conhecidas minas de Neves Corvo, esta aldeia regista uma história ímpar, com tradições únicas e características da região.

Será essa história, tradições e costumes que constam no livro “Santa Bárbara de Padrões – A Identidade de uma Freguesia”, da autoria de José Miguel Costa, um jovem de 19 anos natural da referida localidade.

Nesta tarde actuará na Casa do Alentejo o Grupo Coral e Etnográfico “Os Cardadores” da Sete (aldeia vizinha do mesmo concelho) e o Grupo de Crianças da Escola Básica de Santa Bárbara de Padrões.

Veja também:

Candidaturas abertas até sábado ao Prémio Literário José Luís Peixoto em Ponte de Sor

A 19.ª edição do Prémio Literário José Luís Peixoto vai distinguir, este ano, trabalhos...

Redondo atribui Prémio Literário Hernâni Cidade à obra “Paz em lume brando”

A obra “Paz em lume brando”, de Joana Sofia Barbosa dos Santos, de Vila...

Estremoz: “Desfile Literário” na segunda-feira no parque de feiras e exposições

A edição deste ano da iniciativa “Desfile Literário”, em Estremoz, no distrito de Évora,...

Feira do Livro de Montoito (Redondo) abriu portas com aposta na leitura e na descentralização cultural

A XXI Feira do Livro de Montoito (Redondo) decorre até domingo, 25 de outubro,...

Montoito (Redondo) recebe cerimónia de entrega do XXXI Prémio Literário Hernâni Cidade a 24 de outubro

A cerimónia de entrega da 31.ª edição do Prémio Literário Hernâni Cidade realiza-se no...

«A Minha Primeira Florbela Espanca» apresentada em Vila Viçosa para aproximar os mais novos da poetisa (c/fotos)

A obra «A Minha Primeira Florbela Espanca», integrada numa coleção da editora Dom Quixote,...

Presidente da Évora_27 quer Festival Guadiana como «um lugar de partilha, pensamento e criação»

A presidente da Associação Évora 2027, Maria do Céu Ramos, defendeu a continuidade do...

No Festival Guadiana, autarca de Évora defende que «escrever é viver contra o medo»

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, defendeu que a literatura e...

Festival Guadiana arranca em Évora com 28 autores afro-ibero-americanos

Vinte e oito autores, de nove países, participam no 1.º Guadiana – Festival de...