Ministros do Ambiente da CPLP reunidos em conferência promovida pelo Fórum da Energia e Clima

A encerrar o ciclo de 23 conferências sobre soluções para a Crise Climática, o Fórum da Energia e Clima vai juntar os ministros do Ambiente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para uma conversa, transmitida em direto nas redes sociais, no próximo dia 30 de setembro, pelas 21h00.

Promover uma conversa em torno das Crises Globais e dar voz ao “espaço de amizade e cooperação” da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é o principal objetivo do Fórum da Energia e Clima, que no próximo dia 30 de setembro, pelas 21h00, vai juntar os nove ministros do Ambiente da CPLP numa conferência a ser transmitida em direto nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) e em alguns canais de televisão nacionais, com os quais o Fórum está a finalizar acordos para a disponibilização de sinal. Confirmada está já a transmissão em direto em televisões da Guiné Bissau e Guiné Equatorial.

“Crises Globais precisam de respostas globais e a frente lusófona pode ter um papel determinante, uma vez que representa 270 milhões de pessoas, com países muito diferentes e com necessidades também diferentes”, defende o presidente do Fórum da Energia e Clima, Ricardo Campos, considerando que “o Coronavírus é uma Zoonose que se junta às centenas de doenças novas que apareceram nos últimos 50 anos e que tem origem na agressão que a nossa civilização faz ao mundo natural”.

“Perante tantos sinais de alerta que nos são dados, este é um tempo em que as Nações do Mundo têm que dar passos mais firmes na transição energética para as novas energias renováveis e para uma economia mais sustentável”, realça Ricardo Campos.

A conferência tem a participação confirmada de Adjany Costa (ministra da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola), Ricardo Salles (ministro do Meio Ambiente do Brasil), Gilberto Silva (ministro do Ambiente e Ação Climática de Cabo Verde), Viriato Cassamá (ministro do Ambiente da Guiné-Bissau), Nicolas Acapo (ministro do Ambiente da GuinéEquatorial), Ivete Maibaze (ministra da Terra e Ambiente de Moçambique), Gilberto Silva (ministro do Ambiente e Ação Climática de Cabo Verde), João Pedro Fernandes (ministro do Ambiente e Ação Climática de Portugal), Osvaldo D’Abreu (ministro das Obras Públicas, Infra-estruturas, Recursos Naturais e Ambiente de São Tomé e Príncipe), e Demétrio Carvalho (secretário de Estado do Ambiente de Timor Leste).

O evento encerra o ciclo de 23 conferências digitais sobre soluções para a Clise Climática promovidas pelo Fórum da Energia e Clima que, desde abril, tem juntado especialistas de diferentes países com o propósito de reunir o contributo da Ciência, Política, Empresas e Sociedade Civil. Com os resultados dos debates, o Fórum pretende agora construir equipas de trabalho com o objetivo de produzir propostas de mudança e projetos de ação climática.

Veja também:

Procura de casas para arrendar cai até 30% no Alentejo, mas Beja e Évora continuam entre as cidades com mais interessados

Beja e Évora registaram uma média de 27 e 24 contactos por anúncio de...

Homem de 57 anos morre esmagado por carro em Portalegre

Um homem, de 57 anos, morreu hoje na Azinhaga da Quinta do Galo, concelho...

Sousel:  GNR deteve duas pessoas suspeitas de furtarem um cão

Um homem e uma mulher foram detidos pela GNR em flagrante delito por “fortes...

Universidade de Portalegre abre inquérito sobre eventual assédio sexual entre alunos

A Universidade Politécnica de Portalegre (UPP) abriu um inquérito interno para apurar a veracidade...

Beja, Évora e Portalegre representam 6% dos créditos concedidos pela CGD para compra de casa por jovens

Os distritos de Beja, Évora e Portalegre representam, em conjunto, 6% dos créditos à...

Universidade de Portalegre estuda regeneração de solos face a acidentes meteorológicos

Um projeto que visa a redução da mobilização dos solos, utilizando sementeira direta e...

Bienal Internacional do Alentejo abre candidaturas a artistas de todo o mundo a 1 de novembro

A terceira edição da Bienal Internacional do Alentejo (BIALE_27) abre candidaturas a 1 de...

Petição de movimento reivindica demissão da administração da ULS Alto Alentejo

Um movimento que envolve doentes oncológicos do hospital de Portalegre lançou hoje uma petição...

Portalegre entre as cidades onde as casas se vendem mais depressa. Beja está no extremo oposto

O mercado imobiliário no Alentejo apresenta diferenças no tempo necessário para vender uma habitação,...