Ministra da Agricultura afirma que “a cultura do milho assume uma importância reconhecida pelo país”

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque afirmou, esta quarta-feira, que “a cultura do milho assume uma importância reconhecida pelo país e pelo Governo de Portugal”.

As declarações foram proferidas no encerramento do 10º Colóquio Nacional do Milho, em Coimbra, onde a Ministra da Agricultura referenciou que “a cultura do milho nos sistemas agrícolas e pecuários nacionais assume uma importância reconhecida pelo país e pelo Governo de Portugal. Prova disso é a implementação da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, a qual surge em resposta à acentuada diminuição da produção de cereais que se tem vindo a verificar nas últimas décadas, à baixa taxa de aprovisionamento do país e tendo em conta a importância dos cereais na dieta alimentar”.

Segundo Maria do Céu Albuquerque “prevê-se que, num horizonte de 5 anos, se alcance um grau de autoaprovisionamento em cereais de 38%, correspondendo 80 % ao arroz, 50 % ao milho e 20 % aos cereais praganosos”, adiantando que “os números são animadores e fazem crer que estamos num bom caminho: Em termos de Balança Comercial, apesar de Portugal continuar a ser um país deficitário em cereais, nos últimos anos parece começar a desenhar-se uma tendência de incremento das exportações principalmente no setor do milho e do arroz. Com efeito em 2018 o valor das exportações aumentou muito mais que o das importações, com o milho e o arroz a serem os principais responsáveis por estes aumentos. No caso do milho, durante os últimos 5 anos, as exportações quadruplicaram em termos de quantidade, sendo Espanha o principal destino tal como acontece para os restantes cereais exportados; em 2018 foram exportadas cerca de 270 mil t de milho com o valor de cerca de 50 milhões €”.

Para a Ministra com a pasta da agricultura “esta estratégia surgiu num momento crucial, em que teve início a discussão da futura Política Agrícola Comum, Portugal continuará, de forma construtiva e empenhada, a apostar na melhoria das propostas regulamentares em discussão, visando obter um novo modelo de prestação da PAC que, sendo robusto e orientado para o desempenho, permita, em simultâneo, uma efectiva simplificação”.

Veja também:

Beja vai receber mais de 650 jovens de todo o país para encontro nacional de associações juvenis

Mais de 650 jovens de cerca de 200 associações juvenis de todo o país...

Gastronomia portuguesa em destaque em Beja com conferência de Olga Cavaleiro

A cidade de Beja recebe, esta quinta-feira, 29 de outubro, pelas 21h00, a conferência...

Terra voltou a tremer esta quarta-feira próximo de Évora

Um sismo de magnitude 1,6 na escala de Richter foi registado na madrugada desta...

Governo condecora GNR de Évora com Medalha de Ouro e destaca operações contra o tráfico de droga e burlas

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi distinguido pelo Governo...

Gonçalo Sousa leva «A Harmónica Erudita» a Évora esta sexta-feira

O músico Gonçalo Sousa apresenta, no dia 30 de outubro, no Armazém 8, em...

Patrícia Raposinho fala de educação e negócios em Évora no VÄLIDO Talks

Patrícia Raposinho, professora de formação e empresária responsável pelo Petit Enfant e pela Eborlândia,...

Évora reúne nove especialistas para debater o futuro da educação nos 40 anos da Lei de Bases

O Palácio de Dom Manuel, em Évora, recebe esta quinta-feira, 29 de outubro, um...

Alentejo: Rota do Guadiana participa no debate sobre o futuro do mundo rural

A Rota do Guadiana, associação com intervenção nos concelhos alentejanos de Barrancos, Moura, Mourão...

Beja: ACOS acolhe mesa-redonda sobre raças autóctones

“Como valorizar as raças autóctones?” é o tema de uma mesa-redonda que vai decorrer,...