Évora: Convento dos Remédios recebe exposição “Brincas de Carnaval de Évora”

O Convento dos Remédios recebe, entre 20 de Fevereiro e 30 de Junho, a exposição “Brincas de Carnaval de Évora – uma manifestação do património cultural imaterial do concelho de Évora”. Com co-organização da Câmara Municipal e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, esta exposição tem inauguração marcada para dia 20 pelas 18 horas e pode ser visitada de segunda a sexta-feira no seguinte horário: 9h30 – 12h30  e 14h00 – 17h30.

As Brincas de Évora, uma forma de teatro comunitário que acontece durante o Carnaval, são criadas ou recriadas por grupos informais que se organizam anualmente para a construção e execução de uma dramatização popular durante a época carnavalesca. Os grupos escolhem e ensaiam textos escritos em décimas, misturam tragédias e dramas, e são uma manifestação muito rica e complexa da Cultura Popular.

As Brincas Carnavalescas são uma antiga tradição performativa da região de Évora, sendo que actualmente estão em actividade dois grupos de brincas de adultos, as Brincas de Carnaval dos Canaviais e as Brincas de Carnaval do Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo, e um grupo de brincas infantil, Escolinha de Brincas da Casa do Povo dos Canaviais.

Veja também:

Alunos da Universidade de Évora protestam contra plano de aumento das propinas

Um grupo de estudantes da Universidade de Évora (UÉ) manifestou-se hoje junto ao principal...

Patrícia Raposinho vendeu três casas para financiar os projetos em Évora

Ver episódio completo Patrícia Raposinho vendeu três casas, incluindo aquela onde vivia, para obter dinheiro...

Évora entre as cidades com projetos de habitação apoiados pelo Banco Europeu de Investimento

Évora está entre as cidades abrangidas pelos projetos de construção e reabilitação de habitação...

Terra voltou a tremer esta quarta-feira próximo de Évora

Um sismo de magnitude 1,6 na escala de Richter foi registado na madrugada desta...

Governo condecora GNR de Évora com Medalha de Ouro e destaca operações contra o tráfico de droga e burlas

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi distinguido pelo Governo...

Gonçalo Sousa leva «A Harmónica Erudita» a Évora esta sexta-feira

O músico Gonçalo Sousa apresenta, no dia 30 de outubro, no Armazém 8, em...

Patrícia Raposinho fala de educação e negócios em Évora no VÄLIDO Talks

Patrícia Raposinho, professora de formação e empresária responsável pelo Petit Enfant e pela Eborlândia,...

Évora reúne nove especialistas para debater o futuro da educação nos 40 anos da Lei de Bases

O Palácio de Dom Manuel, em Évora, recebe esta quinta-feira, 29 de outubro, um...

Universidade de Évora testa variedades de alfarrobeira adaptadas ao clima do Alentejo

Investigadores da Universidade de Évora (UÉvora) estão a testar 10 variedades portuguesas de alfarrobeira...