Projeto de Beja para integrar migrantes na agricultura pode ser exemplo nacional, diz ministro da Agricultura (c/fotos)

José Manuel Fernandes admite replicar o modelo do LIMA Alentejo, que prevê uma plataforma para ligar agricultores e trabalhadores, com formação e apoio social.

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, considerou esta quarta-feira, 30 de setembro, em Beja, que o Projeto LIMA Alentejo, promovido pela Santa Casa da Misericórdia local, pode servir de exemplo nacional para aproximar agricultores e trabalhadores e apoiar a integração profissional.

Durante a visita à instituição, o governante afirmou que a iniciativa “tem espaço de crescimento” e “pode ser uma inspiração nacional”, admitindo que o modelo possa ser replicado e aplicado a outros setores com necessidades de mão de obra.

O Laboratório de Integração e Mobilidade Agrícola do Alentejo prevê a criação de uma plataforma digital de emprego agrícola, associada a formação profissional, acompanhamento social e orientação jurídica.

Ministro admite aplicação do modelo a outros setores

José Manuel Fernandes destacou a articulação entre as entidades envolvidas e enquadrou o LIMA como uma iniciativa de inovação social, construída a partir do encontro entre quem procura trabalhadores e quem tem disponibilidade para trabalhar.

O ministro manifestou a expectativa de que estas parcerias possam dar origem à “replicação” ou ao “alargamento” do modelo. Considerou também que a experiência desenvolvida em Beja pode ajudar a conhecer as necessidades do território e a orientar a formação profissional.

Na intervenção, admitiu que o projeto tem aplicação para além da agricultura, noutras áreas em que seja necessário encontrar mão de obra.

Formação deve responder às necessidades das explorações

O governante defendeu que a formação deve corresponder às competências procuradas pelos empregadores, salientando a necessidade de “não desperdiçarmos recursos a dar formação que não vai ser utilizada”.

Abordou ainda o reconhecimento de qualificações e de experiência profissional, referindo a possibilidade de recorrer a “uma prova de aferição, uma prova de reconhecimento de competências”.

José Manuel Fernandes sugeriu também que a CCDR Alentejo avalie a utilização do Fundo Social Europeu e a eventual existência de recursos adicionais para responder às necessidades de mão de obra. A referência foi apresentada como uma possibilidade a analisar, sem anúncio de uma verba para o projeto.

Plataforma vai ligar agricultores e trabalhadores

O LIMA Alentejo pretende aproximar as necessidades das explorações agrícolas dos trabalhadores migrantes e da população local. A plataforma prevista deverá reunir oportunidades de emprego, competências dos candidatos, períodos de disponibilidade e necessidades sazonais das empresas.

A intervenção inclui acompanhamento social, orientação jurídica e apoio à integração, com o objetivo de contribuir para relações laborais organizadas e transparentes. A Fundação Calouste Gulbenkian identifica também a redução da vulnerabilidade à exploração laboral entre os objetivos do projeto.

Estão previstas 250 horas de formação através de uma Escola de Campo, com conteúdos adaptados à agricultura de sequeiro e de regadio. O programa abrange competências técnicas, língua portuguesa, segurança no trabalho, cidadania e direitos laborais.

Desenvolvido no âmbito da Iniciativa Gulbenkian Integração, o projeto tem execução prevista até dezembro de 2027 e reúne nove entidades. Além da Santa Casa da Misericórdia de Beja, participam a AABA, ACOS, CABB, Cáritas Diocesana de Beja, CERCIBEJA, Câmara Municipal de Beja, EDIA e NERBE/AEBAL.

Veja também:

Governo entrega tratores a 11 municípios do Alto Alentejo e exige gestão de 80 hectares (c/fotos)

Onze municípios do distrito de Portalegre receberam esta quarta-feira, 28 de outubro, em Arronches,...

Beja vai receber mais de 650 jovens de todo o país para encontro nacional de associações juvenis

Mais de 650 jovens de cerca de 200 associações juvenis de todo o país...

Gastronomia portuguesa em destaque em Beja com conferência de Olga Cavaleiro

A cidade de Beja recebe, esta quinta-feira, 29 de outubro, pelas 21h00, a conferência...

Alentejo: Rota do Guadiana participa no debate sobre o futuro do mundo rural

A Rota do Guadiana, associação com intervenção nos concelhos alentejanos de Barrancos, Moura, Mourão...

Beja: ACOS acolhe mesa-redonda sobre raças autóctones

“Como valorizar as raças autóctones?” é o tema de uma mesa-redonda que vai decorrer,...

Empresas do Baixo Alentejo vão receber estagiários brasileiros após acordo estabelecido em missão ao Brasil

O NERBE/AEBAL vai avançar com uma primeira bolsa de seis estágios para estudantes brasileiros...

Viticultores podem pedir 80% do apoio à vinha antes de investir

Os viticultores passam a poder pedir um adiantamento de 80% da ajuda aprovada para...

Procura de casas para arrendar cai até 30% no Alentejo, mas Beja e Évora continuam entre as cidades com mais interessados

Beja e Évora registaram uma média de 27 e 24 contactos por anúncio de...

GNR detém homem de 31 anos por caçar sem licença de uso e porte de arma em Moura

Um homem de 31 anos foi detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no concelho...