Por Aqui: As vindimas ainda se vivem no Alentejo e há experiências para fazer nos próximos dias

A apanha da uva aproxima-se do fim em várias zonas do Alentejo, mas os últimos dias de setembro e o início de outubro ainda permitem acompanhar de perto uma das etapas que marca o calendário vitivinícola da região. Entre Évora e Monforte, há programas que levam os visitantes das vinhas à adega e terminam, nalguns casos, à mesa.

Setembro terminou, mas a época das vindimas ainda deixa algumas oportunidades para conhecer o processo que começa na vinha e antecede a chegada do vinho à garrafa.

No Alentejo, o vinho cruza diferentes territórios. A região conta com oito sub-regiões com Denominação de Origem: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos, Vidigueira, Évora, Granja-Amareleja e Moura.

É também durante setembro e outubro que várias unidades de enoturismo associam a vindima à experiência turística, permitindo aos visitantes acompanhar algumas das tarefas realizadas neste período.

O “Por Aqui” foi perceber o que ainda é possível fazer nos próximos dias.

Évora: escolher e pisar uvas na Quinta de Valbom

Em Évora, o programa de vindimas da Adega Cartuxa decorre até 4 de outubro na Quinta de Valbom.

Há sessões às 11h00 e às 16h00, nas quais os participantes podem acompanhar parte do processo, incluindo a escolha da uva e a pisa. A experiência termina com uma prova de seis vinhos acompanhada por produtos regionais, existindo também uma modalidade que inclui refeição na Enoteca Cartuxa, no centro de Évora.

Trata-se, por isso, de uma das possibilidades para quem pretende aproveitar precisamente esta transição entre setembro e outubro.

A experiência necessita de reserva junto da organização.

Monforte: da colheita manual à prova do mosto

Mais a norte, no concelho de Monforte, Torre de Palma mantém igualmente um programa dedicado às vindimas de 2026.

A atividade começa às 10h00 e inclui passagem pelas vinhas, identificação das castas, colheita manual da uva, seleção dos cachos e visita à adega, onde é realizada uma prova dos mostos da vindima deste ano.

Durante setembro, o programa contempla ainda a pisa tradicional da uva em lagares de mármore de Estremoz, dependente da disponibilidade de uva.

A experiência sem almoço tem um preço anunciado de 60 euros por pessoa, passando para 120 euros quando inclui almoço com harmonização de vinhos. A participação depende de reserva.

Para quem pretenda fazer esta componente específica da pisa da uva, resta pouco tempo: a unidade indica que essa atividade é realizada apenas durante setembro.

10 de outubro: quando a vindima dá lugar à Adiafa

Mesmo depois da recolha das uvas, o calendário associado às vindimas não termina necessariamente na vinha.

Em Torre de Palma está marcada para 10 de outubro a terceira edição da Adiafa — Festa de Encerramento das Vindimas.

A adiafa está associada ao final dos trabalhos agrícolas e, neste caso, o programa começa às 17h30 com uma prova dos mostos da colheita de 2026. Seguem-se um momento ao pôr do sol, música e uma refeição ao ar livre. O preço anunciado é de 65 euros por pessoa, mediante reserva.

É outra forma de abordar a vindima: não através da apanha, mas do momento que assinala o encerramento da campanha.

A vindima como porta de entrada para conhecer o território

Participar numa atividade deste género não significa necessariamente dedicar toda a viagem ao vinho.

Em Évora, a experiência pode ser conjugada com uma passagem pelo centro histórico. No norte alentejano, uma deslocação a Monforte permite construir um percurso que continue por outros concelhos do distrito de Portalegre.

É precisamente essa relação entre experiências e território que o “Por Aqui” pretende explorar.

O vinho pode ser o ponto de partida para uma viagem, mas em redor estão património, gastronomia, paisagem e localidades que permitem prolongar o percurso.

Nem todas as vindimas acontecem ao mesmo tempo

Há também uma particularidade que importa ter em conta.

Não existe uma data única para a vindima. O momento da colheita depende, entre outros fatores, da casta, localização da vinha e condições meteorológicas verificadas em cada ano. Em Portugal, ocorre habitualmente entre o final do verão e o início do outono.

Por isso, os programas turísticos ligados à vindima também têm períodos diferentes e algumas atividades ficam condicionadas à existência de uva por colher.

Antes de partir, é recomendável confirmar diretamente com cada produtor se a experiência se mantém disponível no dia pretendido.

Por Aqui | Para guardar

Adega Cartuxa — Évora
Programa de vindimas até 4 de outubro
Horários anunciados: 11h00 e 16h00
Reserva necessária.

Torre de Palma — Monforte
Programa de vindimas 2026
Colheita, seleção da uva e prova de mostos
Pisa tradicional apenas em setembro e mediante disponibilidade
A partir de 60 euros por pessoa.

Adiafa — Torre de Palma
10 de outubro de 2026
Início às 17h30
65 euros por pessoa
Reserva necessária.

Nota: preços, horários, disponibilidade e condições são os anunciados pelas respetivas entidades à data da publicação e devem ser confirmados antes da deslocação.

Por Aqui é a rubrica de turismo do Jornal ODigital.pt dedicada a roteiros, destinos, gastronomia, património, natureza e experiências.

Veja também:

Universidade de Évora celebra 467 anos com encontro inter-religioso pela paz e homenagem a professores

A Universidade de Évora assinala, no próximo domingo, 1 de novembro, o Dia da...

PS reúne responsáveis da saúde e autarcas em Évora para debater o futuro da região

A Federação de Évora do Partido Socialista (PS) vai promover, no próximo dia 7...

PSD reúne dirigentes nacionais e locais em Évora para debater desafios do poder local

O PSD de Évora promove, esta sexta-feira, 30 de outubro, um encontro concelhio dedicado...

Espetáculo inspirado em mito curdo sobe ao palco em Évora nos dias 4 e 5 de novembro

O Salão Central Eborense, em Évora, recebe, nos dias 4 e 5 de novembro,...

Atelier do Pátio em Évora ultrapassa 200 inscrições e prepara exposição para novembro

O Atelier do Pátio, projeto desenvolvido pelo Legado do Operário de Évora, registou mais...

Presidente de Monforte faz balanço do mandato e revela investimentos para 2027 em entrevista ao ODigital.pt (c/vídeo)

Veja entrevista completa O presidente da Câmara Municipal de Monforte, Miguel Rasquinho, é o convidado...

Preço dos ovinos sobe no Alentejo com aumentos até 35% numa semana

As cotações dos ovinos registaram aumentos em várias áreas de mercado do Alentejo durante...

Da esferovite à arte: Andrea Salustri revela como nasceu o espetáculo que chega a Évora

O artista italiano Andrea Salustri apresenta, nos dias 29 e 30 de outubro, no...

Câmara de Évora lança concurso de 2,3M€ para construir redes de água e saneamento do novo Hospital Central do Alentejo

A Câmara Municipal de Évora lançou um concurso público de cerca de 2,3 milhões...