Câmara de Portalegre saúda escolha da cidade para arranque do Industrial Portugal Gateway

Rui Perestrelo vê no IPG uma oportunidade para atrair empresas de defesa e tecnologia, mas ressalva que a Câmara não garante projetos industriais.

A Câmara Municipal de Portalegre saudou a escolha da cidade como primeiro território de implantação do Industrial Portugal Gateway (IPG), apresentado esta sexta-feira, 25 de setembro. Para o vice-presidente da autarquia, Rui Perestrelo, a iniciativa poderá abrir oportunidades para atrair empresas das áreas da defesa, segurança, tecnologias de dupla utilização e indústria avançada.

Na apresentação, Rui Perestrelo felicitou a Luso Defense Group e a NERPOR pela iniciativa. Destacou a localização de Portalegre, próxima da Extremadura espanhola, como uma condição para desenvolver relações empresariais entre os dois lados da fronteira.

“Nos territórios da raia, as fronteiras devem ser entendidas como uma oportunidade para reforçar as relações económicas, empresariais e institucionais”, afirmou o vice-presidente, defendendo que Portalegre pode funcionar como ponto de ligação entre Portugal e Espanha.

Zona industrial e ensino superior entre as condições apontadas

Rui Perestrelo referiu que o município tem procurado criar condições para receber investimento, nomeadamente através da recuperação de lotes sem ocupação na zona industrial e do acompanhamento de empresas que pretendem instalar-se ou ampliar a atividade no concelho.

O vice-presidente associou também a possibilidade de atrair indústria à presença da Universidade Politécnica de Portalegre e à ligação entre ensino superior e empresas. Na sua perspetiva, a criação de emprego qualificado poderá contribuir para fixar e atrair população, sobretudo jovens.

Apesar das condições que atribui ao concelho, Rui Perestrelo reconheceu que Portalegre continua a precisar de melhores acessibilidades e conectividade para reforçar a sua capacidade de acolher investimento.

Câmara não antecipa projetos de instalação

O vice-presidente ressalvou que a participação da autarquia na apresentação do IPG não significa que existam decisões tomadas sobre futuras unidades industriais em Portalegre. A Câmara está envolvida, disse, “não por antecipar decisões, nem para garantir projetos, mas para ouvir e para continuar a trabalhar com todos”.

O Industrial Portugal Gateway é promovido pela Luso Defense Group, com a NERPOR como parceira territorial. A plataforma pretende apoiar empresas nacionais e internacionais nas várias etapas de instalação e desenvolvimento de atividade industrial em Portugal, tendo Portalegre como primeiro território de atuação.

Veja também:

Feira dos Santos de Alvito: Ministra evoca memórias familiares e vê “potencial enorme” no Alentejo

Maria da Graça Carvalho recordou as férias de verão em família e as memórias...

Feira dos Santos é “um cartaz muito importante” para o turismo de Alvito, defende José Santos

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, José Santos, considerou a Feira...

Feira dos Santos de Alvito: Manter tradição é “cada vez mais difícil”, mas autarca fala em “aposta ganha”

O presidente da Câmara de Alvito, José Efigénio, considerou que preservar a componente tradicional...

Feira dos Santos já abriu em Alvito, numa tradição que remonta ao século XIII (c/fotos)

A Feira dos Santos e Frutos Secos abriu portas esta sexta-feira, 30 de outubro,...

Portalegre: Fados para angariar verbas para os bombeiros

As instalações do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR) acolhem uma noite de...

Câmara de Nisa vai remover fibrocimento de uma antiga escola

A Câmara Municipal de Nisa, no distrito de Portalegre, vai investir “cerca de 114...

Câmara de Nisa lança concurso de 113 mil euros para obras em Alpalhão

A Câmara Municipal de Nisa lançou um concurso público para beneficiar a azinhaga junto...

Portalegre: Convento recebe feira de terapias complementares e holísticas

O Convento de Santa Clara, em Portalegre, vai acolher, no sábado, a 1.ª Feira...

Portalegre: PSP detém homem por posse de arma proibida

Um homem, de 22 anos, foi detido hoje de madrugada pela PSP por posse...