Governo vai investir mais 4,5 ME no Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora em Campo Maior

O Governo vai investir “mais de 4,5 milhões de euros” no projeto do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora (AHX), concelho de Campo Maior, distrito Portalegre, tendo já sido publicado o concurso público da obra, foi hoje divulgado.

Em comunicado, o Ministério da Agricultura e Mar indica que foi publicado o concurso público para a conceção e construção da estação elevatória que “reforça a capacidade” do AHX.

“Este novo investimento foi um compromisso que o ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, assumiu há cerca de um mês na inauguração da rede de rega deste aproveitamento hidroagrícola”, lê-se no documento.

A empreitada, segundo o ministério, é promovida pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e conta com financiamento da União Europeia.

O concurso público prevê a construção de uma estação de bombagem na localidade de Xévora, devendo serem apresentadas propostas “até ao dia 02 de outubro”.

Para o Ministério da Agricultura, o investimento “assume particular relevância” numa zona do país onde o regadio tem uma “importância decisiva” para a atividade agrícola.

“Mais do que uma infraestrutura, a capacidade de regar as culturas representa uma condição de produção, de segurança e de futuro para os agricultores”, acrescentam.

Citado no comunicado, o ministro da Agricultura recorda que o Governo está a executar a Estratégia Água que Une.

“Desta forma reforçamos a produtividade da agricultura, reduzimos custos e damos previsibilidade e estabilidade. É assim que se faz política agrícola: com investimento, com água e com respostas concretas para os agricultores e para os territórios”, defende.

Em julho foi inaugurada a rede de rega do AHX, que abrange uma área beneficiada de 1.560 hectares.

Inserido na bacia hidrográfica do rio Guadiana e alimentada pela barragem do Abrilongo, concluída em 2000, a rede de rega contou com um investimento superior a 18,9 milhões de euros, tendo a empreitada sido promovida pela DGADR.

Veja também:

Por Aqui: Do café ao vinho, duas experiências para descobrir outro lado de Campo Maior

De um centro interativo dedicado à história e ciência do café a uma adega...

Campo Maior: Walking Festival percorreu Ouguela em mais de cinco quilómetros

A aldeia de Ouguela, no concelho de Campo Maior, recebeu, no dia 1 de...

Fabrico de chocalhos passa a poder receber apoio até 60% do PEPAC

Os fabricantes de chocalhos passam a poder aceder a apoios ao investimento do Plano...

Ministra do Ambiente pede inspeção a uso de lamas na agricultura no Alentejo

A ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, pediu uma inspeção...

Pequena pesca: Apoio aos combustíveis sobe 30% e candidaturas reabrem

As candidaturas ao apoio aos custos com combustíveis na pequena pesca reabriram esta quarta-feira,...

Governo aponta 2027 para videovigilância em Reguengos de Monsaraz e admite dificuldades em Mourão

O Governo aponta 2027 para a implementação do sistema de videovigilância em Reguengos de...

Obra do Posto da GNR de Viana do Alentejo poderá arrancar em 2027: Borba e Vila Viçosa dependem de novo programa

A construção do novo Posto Territorial da GNR de Viana do Alentejo poderá arrancar...

Incêndios no Alentejo: Agricultores têm até 15 de janeiro para pedir apoio à recuperação

Os agricultores com explorações afetadas pelos incêndios de 2026 nas freguesias abrangidas do Alentejo...

Governo admite concentrar participação do Estado na refinaria de Sines

A ministra do Ambiente e Energia disse hoje que a Galp mantém a intenção...