Municipios querem dar «nova dinâmica e novo impulso» à Feira de Vale do Poço, diz autarca de Serpa

Francisco Picareta considera que a organização conjunta da Feira Agropecuária Transfronteiriça reforça a cooperação entre Serpa e Mértola e aponta Vale do Poço como um exemplo de coesão territorial entre dois concelhos e dois países.

A aposta conjunta dos municípios de Serpa e Mértola na Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço é apontada pelo presidente da Câmara de Serpa, Francisco Picareta, como um dos elementos centrais da 22.ª edição do certame e como um caminho para criar novas dinâmicas naquele território.

Em declarações ao Jornal ODigital.pt, Francisco Picareta salientou as “sinergias dos dois municípios” e a vontade de trabalharem em conjunto para dar “uma nova dinâmica e um novo impulso” à feira, a Vale do Poço e à população. Para o autarca, a realização do certame deve manter a ligação à tradição, mas também servir para “pensar no futuro” e criar novas formas de atrair pessoas e atividade para o território.

Vale do Poço como exemplo de coesão territorial

A cooperação entre os dois municípios assume particular importância pela própria configuração de Vale do Poço, localidade situada entre os concelhos de Serpa e Mértola.

Francisco Picareta classificou esta realidade como um exemplo de “coesão territorial” e recorreu a uma situação existente na localidade para ilustrar essa ligação: há uma habitação em que a casa pertence ao concelho de Serpa e o quintal ao concelho de Mértola.

Para o presidente da Câmara de Serpa, esta realidade torna a atuação conjunta dos dois municípios uma opção natural. “Só faz sentido promover este território em conjunto pelos dois municípios”, afirmou ao Jornal ODigital.pt.

A mesma ideia acompanha a dimensão transfronteiriça da feira. Francisco Picareta considera que Vale do Poço é um território que aproxima “dois concelhos e dois países” e onde a cooperação permite desenvolver projetos e iniciativas comuns entre autarquias, entidades, associações, empresas e populações.

“O que nos une é muito mais forte do que aquilo que nos separa”, afirmou o autarca, defendendo que o certame contribui para reforçar a cooperação, a partilha de experiências e a proximidade entre os diferentes intervenientes do território.

Organização testa alterações nesta edição

A edição deste ano trouxe também mudanças na organização do recinto. Segundo Francisco Picareta, foram introduzidas alterações na circulação dentro da feira, nas entradas e na disposição dos espaços destinados aos espetáculos.

O presidente da Câmara de Serpa explicou ao Jornal ODigital.pt que esta edição é também um momento para testar soluções e avaliar os resultados. Caso as alterações funcionem, poderão ser mantidas ou melhoradas em futuras edições; se não produzirem os resultados pretendidos, a organização admite regressar ao modelo anterior.

Feira procura valorizar produtores e economia local

Além da cooperação institucional, Francisco Picareta destacou a função da feira na promoção de quem vive e trabalha no território e dos produtos associados à região.

Queijo, mel, enchidos, pão e ervas aromáticas estão entre os exemplos referidos pelo autarca, que considera o certame um espaço para divulgar as produções locais e reconhecer o trabalho desenvolvido por produtores e empresários.

Para Francisco Picareta, a Feira de Vale do Poço representa, assim, não apenas aquilo que já existe no território, mas também o que Serpa e Mértola podem desenvolver em conjunto no futuro.

A XXII Feira Agropecuária Transfronteiriça decorre até domingo, 13 de setembro, em Vale do Poço, numa organização conjunta dos municípios de Serpa e Mértola.

Veja também:

Espanha/Acidente: Autarca de Vila Nova de Sao Bento lamenta morte de “filho da terra”

O presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de São Bento, Manuel Luís...

GNR apreende besta e 15 virotões em investigação por violência doméstica em Serpa

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, esta quarta-feira, 28 de outubro, uma besta e...

Mértola: Unidade móvel leva campanha contra a gripe e COVID-19 às freguesias

A Unidade Móvel Médico-Social de Mértola, no distrito de Beja, vai percorrer o concelho...

Câmara de Serpa abre candidaturas para atribuir 18.000 euros em bolsas de estudo

A Câmara de Serpa, no distrito de Beja, vai abrir, a partir de quarta-feira,...

Reabilitação de captações de água em Serpa e Moura volta a concurso por 2,9 milhões de euros

A AgdA — Águas Públicas do Alentejo lançou um novo concurso público para a...

Feira da Caça de Mértola termina este domingo com demonstrações, gastronomia e concerto dos Descendentes

A Feira da Caça de Mértola despede-se este domingo dos visitantes, depois de três...

Feira da Caça de Mértola prossegue este sábado com atividades cinegéticas, demonstrações e concerto dos D.A.M.A.

A programação deste sábado da Feira da Caça de Mértola começa às 7h00, com...

Homem detido em Serpa vai ser extraditado para cumprimento de pena no Brasil

Um homem detido pela Polícia Judiciária (PJ) em Serpa, no distrito de Beja, vai...

Feira da Caça de Mértola inaugurada em novo espaço. Autarca destaca importância do setor para o concelho

A 17.ª edição da Feira da Caça de Mértola foi inaugurada esta sexta-feira, 23...