InícioAlentejoAlentejo CentralEstremoz celebra 100 anos...

Estremoz celebra 100 anos da elevação a cidade a 30 de agosto

Estremoz assinala a 30 de agosto o centenário da elevação a cidade, com cerimónia no Rossio Marquês de Pombal, homenagens, música e fogo de artifício.

Estremoz celebra no domingo, 30 de agosto, os 100 anos da sua elevação a cidade. O programa comemorativo começa às 21h00 e decorre entre a Rua 5 de Outubro e o Rossio Marquês de Pombal, junto ao edifício dos Paços do Concelho.

A cerimónia tem início com a deposição de uma coroa de flores no busto do Dr. José Lourenço Marques Crespo, na Rua 5 de Outubro. A homenagem será acompanhada pelo Hino da Cidade, interpretado pela Banda da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense.

Após este momento, a banda segue em arruada até ao edifício dos Paços do Concelho, onde prossegue o programa do centenário.

Placa assinala centenário de Estremoz

A partir das 21h30, será descerrada a Placa Comemorativa do Centenário, seguindo-se a assinatura do Livro de Honra.

A cerimónia inclui dois momentos musicais pelo Orfeão de Estremoz «Tomaz Alcaide», intercalados pelos discursos institucionais previstos no programa.

A noite ficará também marcada por uma homenagem às entidades centenárias do concelho, reconhecendo instituições que atravessaram diferentes períodos da história local.

Vídeo recorda os 100 anos da cidade

O programa prevê ainda a apresentação do Vídeo do Centenário da Cidade, dedicado ao percurso de Estremoz ao longo do último século e às pessoas e entidades ligadas à sua construção enquanto cidade.

As comemorações terminam com a interpretação do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense e um espetáculo de fogo de artifício.

A iniciativa assinala um século desde a elevação de Estremoz a cidade e reúne, no Rossio Marquês de Pombal, momentos institucionais, música e homenagens à história e à identidade do concelho.

Mais notícias

Manuel Gonçalves toma posse como adjunto do comandante do RC3 em Estremoz

O sargento-mor de Cavalaria Manuel Gonçalves tomou posse esta quinta-feira, 20 de agosto, como...

Estremoz: Bonecos de Estremoz já possuem Indicação Geográfica Protegida

A Câmara de Estremoz, no distrito de Evora, recebeu este mês o Registo e...

Escavações em Estremoz e Fronteira revelam possível casa romana do século I e vestígios de banquetes

As escavações romanas no Alentejo coordenadas pela Universidade de Évora identificaram novos dados sobre...

Piscina exterior de Estremoz encerrada devido à deteção de bactéria

Uma análise à qualidade da água da piscina exterior de Estremoz detetou a presença...

Detido na A6, em Estremoz, é um dos três homens de operação que apreendeu 3 toneladas de cocaína em Portugal e Espanha (c/vídeo)

Um homem estrangeiro, de 37 anos, detido na A6, na zona de Estremoz, é...

Festas da Cidade de Estremoz 2026 decorrem de 4 a 6 de setembro com José Cid e ÁTOA

As Festas da Cidade de Estremoz 2026 realizam-se entre 4 e 6 de setembro,...

Évora acolhe Laboratório Ibérico de Cooperação Cultural sobre territórios de baixa densidade

O Laboratório Ibérico de Cooperação Cultural nos Territórios de Baixa Densidade realiza-se a 23...

The Gift e Plutónio atuam na Feira de Setembro em Moura

A Feira de Setembro | Artesanato, Saberes e Tradição regressa a Moura entre 10...

Povoado da Idade do Bronze em Beja alvo de projeto arqueológico de 50 mil euros

O povoado do Outeiro do Circo, no concelho de Beja, um dos maiores da Idade...