Acordo Galp-Moeve tem implicações sérias e Estado pode salvaguardar ativos

A Associação para o Desenvolvimento Económico (Sedes) defendeu que o acordo Galp-Moeve que afeta a refinaria de Sines tem implicações sérias para o país e vincou que o Estado tem poderes para salvaguardar ativos estratégicos.

“Este negócio tem implicações complexas e sérias do ponto de vista estratégico para Portugal. Como é sabido, as refinarias de petróleo são ativos com grande complexidade tecnológica e muito ‘know-how’ [conhecimento] incorporado […]. Enquanto Espanha possui nove refinarias, Sines é a única refinaria existente em território português”, apontou, em comunicado, a Sedes.

O acordo entre a Galp e a espanhola Moeve para fusão dos negócios de refinação e comercialização deverá está concluído no segundo semestre deste ano, avançou, em julho, a petrolífera.

Conforme sublinhou a associação, a concretizar-se o negócio, Portugal ficará totalmente dependente de decisões tomadas fora do país e da União Europeia no que toca ao abastecimento de produtos refinados.

Por outro lado, desaparecerá conhecimento técnico, capacidade de investigação e inovação.

Ao ser integrada num grupo de refinarias ibéricas, Sines passará a ser gerida segundo uma lógica de otimização do grupo, acrescentou, avisando que nada salvaguarda que vão ser realizados os investimentos para assegurar a sua operacionalidade futura.

A SEDES lembrou que Portugal já assistiu ao fecho da refinaria de Matosinhos, que levou ao “consequente encerramento do complexo petroquímico de aromáticos e com impacto no complexo petroquímico de Estarreja”.

A isto soma-se, de acordo com a associação o desinvestimento que a Europa tem feito na sua capacidade de refinação, que levou ao recurso às importações de combustíveis, sobretudo de gasóleo dos EUA, Médio Oriente e Índia.

“[…] Cabe-nos lembrar que o Estado português, além da participação acionista que possui na Galp, detém poderes soberanos […] que lhe permitem salvaguardar ativos estratégicos essenciais para garantir a defesa e segurança nacional e a segurança do aprovisionamento do país”, vincou.

O ministro das Finanças já disse que o Governo está a acompanhar o processo e que tudo fará para “proteger o interesse estratégico da refinaria de Sines”.

O acordo em discussão com a antiga Cepsa prevê a criação de duas plataformas empresariais separadas: uma dedicada ao retalho de combustíveis e mobilidade, que reunirá as redes de postos de abastecimento e será co-controlada pela Galp e pela Moeve, e uma plataforma industrial, focada em refinação, petroquímica, ‘trading’ e combustíveis de baixo carbono (como biocombustíveis e hidrogénio).

Nesta plataforma industrial, a Galp terá uma participação minoritária, superior a 20%, enquanto a maioria do capital ficará nas mãos dos acionistas da espanhola Moeve.

Entre os ativos potencialmente integrados encontra-se a refinaria de Sines, considerada estratégica para o abastecimento energético nacional.

Mais notícias

Pestana prevê iniciar em setembro novo empreendimento com 236 apartamentos em Porto Covo

O Pestana Hotel Group prevê iniciar em setembro de 2026 as obras do Pestana...

Sines: Adesão à greve dos trabalhadores da REN Atlântico é de 100%

A adesão à greve dos trabalhadores da REN Atlântico, que asseguram a operação do...

Governo aprova zonas de aceleração de renováveis em 34 municípios do Alentejo

O Governo aprovou o Programa Setorial das Zonas de Aceleração da Implantação de Energias...

Câmara de Ponte de Sor lança concurso de 1,35M€ para criar oito habitações em prédio devoluto de Galveias

A Câmara Municipal de Ponte de Sor lançou um concurso público, com um preço-base...

Castro Verde: Casével tem novo posto médico de quase 260 mil euros

O novo Posto Médico de Casével, no concelho de Castro Verde, distrito de Beja,...

GNR detém homem com 185 doses de cocaína em Sines

Um homem de 52 anos foi detido pela GNR, na quinta-feira, 20 de agosto,...

Governo declara urgência para criar faixa de proteção contra incêndios em 12 hectares de Portalegre

O Governo declarou de utilidade pública, com caráter de urgência, a constituição de uma...

Autarca de Beja satisfeito por interesse público de futura fábrica de aviões militares

O presidente da Câmara de Beja manifestou hoje satisfação pelo reconhecimento público do interesse na instalação...

Odemira e Viana do Alentejo já têm Cartão do Munícipe na app gov.pt

Odemira e Viana do Alentejo estão entre os primeiros dez municípios do país a...