Prisão preventiva para suspeito de maus-tratos a bebé de 3 meses que morreu em Serpa

O Tribunal de Serpa determinou a prisão preventiva do homem de 69 anos suspeito de maus-tratos que resultaram na morte de um bebé de 3 meses, naquela cidade alentejana, revelou hoje fonte policial.

Fonte da Polícia Judiciária (PJ) indicou à agência Lusa que o homem foi detido por aquela polícia de investigação criminal e presente na terça-feira ao Tribunal Judicial de Serpa, no distrito de Beja, para primeiro interrogatório judicial.

O tribunal decretou a prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, e o arguido foi conduzido para o Estabelecimento Prisional de Beja, onde vai aguardar o desenrolar do processo, adiantou a fonte.

Em comunicado, a Diretoria do Sul da PJ revelou hoje que o suspeito foi detido “pela presumível prática de crimes de maus-tratos” de que foi vítima a criança, na residência onde habitava, situada em Serpa.

“A investigação desenvolveu-se em janeiro passado, após ter sido registado o óbito no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que comunica o óbito por suspeita de maus-tratos”, adiantou.

Segundo a PJ, a investigação policial apurou que “a criança foi vítima de violentos maus-tratos físicos, enquanto se encontrava à guarda do companheiro da avó paterna”.

“As agressões terão ocorrido no interior da habitação, numa ocasião em que os pais e a avó se encontravam ausentes em trabalho, permanecendo a criança e uma irmã de 2 anos aos cuidados do suspeito”, realçou.

De acordo com esta polícia, o comportamento criminoso do suspeito enquadra-se no síndrome do bebé chocalhado (shaken baby syndrome, em inglês).

“As diligências investigatórias, realizadas pela PJ, permitiram reunir elementos probatórios fortemente indiciadores da prática dos crimes, viabilizando a emissão de mandados de detenção fora de flagrante delito”, acrescentou.

O inquérito é dirigido pela Procuradoria do Juízo de Competência Genérica de Serpa.

Mais notícias

IPMA reforça cooperação com Universidade de Évora e destaca formação em meteorologia aeronáutica

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vai reforçar a cooperação com...

Universidade de Évora vai criar novos laboratórios em instalações cedidas pelo IPMA (c/fotos)

A Universidade de Évora vai instalar novos laboratórios científicos e tecnológicos no Centro Regional...

Jovem de 18 anos detido com mais de 50 doses de canábis em Santo André (Santiago do Cacém)

Um jovem de 18 anos foi detido pela GNR, esta terça-feira, 22 de setembro,...

Elvas: PSP detém três homens por condução em estado de embriaguez e desobediência

A PSP deteve três homens em Elvas, nas madrugadas de 22 e 23 de...

Noite Europeia dos Investigadores leva ciência ao centro de Évora na sexta-feira

A Praça 1.º de Maio, em Évora, recebe esta sexta-feira, 25 de setembro, a...

Grândola: Homem detido pela GNR por possuir facas com dimensões ilegais

Um homem, de 50 anos, foi detido pela GNR por detenção de arma proibida,...

PSP deteve seis pessoas no distrito de Portalegre e duas ficaram em prisão preventiva

A PSP deteve seis pessoas, quatro homens e duas mulheres, com idades entre os...

GNR regista 24 acidentes e seis detenções no distrito de Portalegre numa semana

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 24 acidentes rodoviários, dos quais resultaram três feridos...

GNR deteve 17 pessoas e registou 371 infrações rodoviárias no distrito de Beja numa semana

O Comando Territorial de Beja da GNR deteve 17 pessoas em flagrante delito e...