O debate sobre o futuro do poder local passa por Évora esta sexta-feira

Universidade de Évora recebe conferência da ANAM sobre poder local com presença do ministro José Manuel Fernandes.

A Universidade de Évora recebe esta sexta-feira, 15 de maio, uma conferência da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), integrada no ciclo nacional “A Arquitetura do Poder Local”, iniciativa que está a percorrer universidades portuguesas para promover o debate sobre os desafios atuais das autarquias locais.

A sessão terá lugar na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo, a partir das 17h00, reunindo autarcas, académicos, especialistas e representantes institucionais para discutir temas relacionados com a governação local, a participação democrática e a coesão territorial.

A abertura contará com intervenções do reitor da Universidade de Évora, António Candeias, do presidente da Câmara Municipal de Évora, José Carlos Zorrinho, e do presidente da ANAM, Fernando Santos Pereira.

Debate reúne representantes do poder local e académicos

Entre os oradores confirmados estão Luís Mota Almeida, investigador da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Luna Silva, presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Francisco Brito, presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), e Paulo Braga, secretário-geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

A moderação da conferência estará a cargo de Andreia Guerreiro, presidente da Assembleia Municipal de Almodôvar.

O encerramento da sessão, previsto para as 19h00, será presidido pelo ministro da Agricultura e do Mar, José Manuel Fernandes.

Ciclo nacional assinala 50 anos da democracia local

Segundo o presidente da ANAM, Fernando Santos Pereira, este ciclo de conferências «pretende criar uma verdadeira rede nacional de reflexão sobre o poder local, levando o debate às universidades e aos territórios, para ouvir diferentes sensibilidades e construir respostas para os desafios atuais do poder local».

A iniciativa decorre no ano em que se assinalam os 50 anos da democracia local em Portugal e pretende afirmar-se como um espaço nacional de reflexão sobre o papel das assembleias municipais e os desafios futuros das autarquias.

De acordo com a organização, as conclusões e opiniões recolhidas ao longo das várias sessões do ciclo serão posteriormente compiladas em livro.

Mais notícias

Noite Europeia dos Investigadores regressa a Évora com mais de 100 atividades gratuitas

A Noite Europeia dos Investigadores regressa a Évora no dia 25 de setembro, com...

Mulher fica em prisão preventiva por suspeita de roubo a homem de 95 anos em Évora

Uma mulher de 55 anos foi detida pela PSP e ficou em prisão preventiva...

PSP de Évora apreende 1.290 doses de droga e mulher fica em prisão preventiva

Uma mulher de 33 anos ficou em prisão preventiva depois de ter sido detida...

Alentejo 2030 abre concurso de 1M€ para digitalização da Administração Local

O Programa Regional Alentejo 2030 abriu um concurso, com uma dotação indicativa de um...

Fundação Eugénio de Almeida assinala 113 anos do nascimento do Instituidor com missa em Évora

A Fundação Eugénio de Almeida vai homenagear Vasco Maria Eugénio de Almeida, seu Instituidor,...

Lusitano de Évora estreia-se a vencer na Liga 3 frente ao Mafra com golo nos últimos segundos

O Lusitano de Évora recebeu este domingo o Mafra em jogo a contar para...

Procura por quartos dispara no Alentejo: Beja cresce 160% e Évora 87%

A procura por quartos para arrendar registou aumentos de 160% em Beja e de...

Évora: Fundação Eugénio de Almeida abre candidaturas a bolsas para estudantes de mestrado

A Fundação Eugénio de Almeida vai abrir, a partir de 1 de setembro, as...

Pintora alentejana radicada em França expõe na Igreja de São Vicente, em Évora

A Igreja de São Vicente, em Évora, recebe, a partir desta quarta-feira, 26 de...