Alentejo com concentração de pólen baixa a moderada até 14 de maio

Boletim da SPAIC indica presença de pólenes de oliveira, gramíneas e urtigas no Alentejo entre 8 e 14 de maio com níveis baixos a moderados.

A concentração de pólen na atmosfera no Alentejo deverá manter-se entre baixa e moderada durante a semana de 8 a 14 de maio, segundo a previsão divulgada pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

De acordo com os dados do boletim polínico, a região do Alentejo apresenta maior presença de grãos de pólen provenientes das árvores oliveira, pinheiro e sobreiro. Entre as ervas, destacam-se as gramíneas, azeda, tanchagem, quenopódio, urtiga e urticáceas, grupo que inclui a parietária.

A SPAIC indica que esta previsão resulta da monitorização efetuada através da Rede Portuguesa de Aerobiologia, responsável pela avaliação dos níveis de pólen em várias regiões do país.

Oliveira e gramíneas entre os principais alergénios

Os pólenes da oliveira e das gramíneas encontram-se entre os principais desencadeadores de sintomas alérgicos nesta altura do ano. Espirros, congestão nasal, comichão ocular e dificuldades respiratórias ligeiras estão entre as manifestações mais frequentes em pessoas sensíveis.

O período da primavera corresponde habitualmente a uma das fases de maior incidência de alergias respiratórias, devido ao aumento da floração e da dispersão de pólenes na atmosfera.

Restantes regiões do país com níveis semelhantes

Segundo a SPAIC, várias regiões do continente, incluindo Lisboa e Vale do Tejo, Beira Interior, Beira Litoral, Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro, registam igualmente concentrações de pólen entre baixa e moderada.

Nas regiões autónomas, os níveis previstos são baixos tanto no Funchal como em Ponta Delgada.

A informação atualizada sobre os níveis de pólen pode ser consultada através da Rede Portuguesa de Aerobiologia e dos boletins semanais divulgados pela SPAIC.

Veja também:

Alentejo tem 11 municípios pré-aderentes ao Passaporte Climático das Cidades

Onze municípios do Alentejo, que reúnem 134 621 residentes, constam da lista de pré-aderentes...

Quercus pede travão a novos centros de dados: Portugal pode somar mais 44

A Quercus pede ao Governo um travão à instalação de novos centros de dados...

Projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis abrange quatro concelhos do Alentejo

Beja, Cuba, Montemor-o-Novo e Odemira integram o projeto-piloto do Governo para controlo da população...

APA diz não ter responsabilidades na monitorização da fábrica de bagaço de azeitona em Ferreira do Alentejo

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse hoje não ter qualquer competência ao nível...

Resialentejo lança campanha com prémios para reciclar vidro em oito concelhos

A Resialentejo vai lançar, em outubro, a campanha "Vidro em Jogo", que prevê prémios...

ObservaLagunas junta natureza e ciência este fim de semana em Santiago do Cacém

Observação e anilhagem de aves, passeios interpretativos, oficinas e palestras são algumas das propostas...

Dos ninhos destruídos às aves de Aljustrel: A história de Sónia e da “Aldeia Amiga das Andorinhas”

Numa manhã de há cerca de 20 anos, Sónia Santana Sacramento encontrou mais de...

Parlamento recomenda apoios diretos para proteger e regenerar o montado

A Assembleia da República recomenda ao Governo a criação de um regime específico de...

Quercus defende plano “estruturado” para controlar aumento de javalis

A organização ambientalista Quercus defendeu hoje a criação de um plano "estruturado e abrangente"...