O Regimento de Artilharia n.º 5 (RA5), sediado em Vendas Novas, encontra-se, desde 2 de fevereiro de 2026, empenhado no apoio às populações afetadas pelas condições meteorológicas severas associadas às depressões Kristin, Leonoardo e Marta, que têm atingido Portugal continental.
A unidade do Exército Português mantém meios no terreno em vários concelhos, integrados na resposta às necessidades identificadas pelas autoridades civis, no âmbito do esforço nacional de apoio às populações afetadas pelo mau tempo.
Apoio contínuo em Pombal
Desde o início da operação, o RA5 mantém dois pelotões no concelho de Pombal, com a missão de assegurar, através de patrulhas móveis e fixas, a operacionalidade das bombas de água do município, garantindo o reabastecimento à população local.
Em simultâneo, os militares têm vindo a apoiar a desobstrução de vias de comunicação, facilitando a circulação de pessoas e bens nas zonas afetadas pelas condições meteorológicas adversas.
Intervenção no concelho de Coruche
Desde a noite de 5 de fevereiro, o Regimento de Artilharia n.º 5 passou também a prestar apoio ao Município de Coruche. No terreno, uma equipa encontra-se a patrulhar zonas suscetíveis de alargamento dos caudais do rio Sorraia, a desobstruir vias de comunicação e a apoiar as populações na colocação de sacos de terra para conter a entrada de água nas habitações.
Meios empenhados e resposta nacional
Atualmente, o RA5 tem empenhados, numa base diária, cerca de 50 militares e 10 viaturas. Esta operação insere-se no esforço global do Exército Português, que mantém presença em 41 concelhos e 12 distritos, de norte a sul do país, no apoio às populações afetadas pelas recentes condições meteorológicas adversas.
O dispositivo visa reforçar a resposta integrada às necessidades das autoridades civis e contribuir para a mitigação dos impactos causados pelo mau tempo nas comunidades afetadas.




























